Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governador entrega vias asfaltadas no bairro do Coqueiro, em Belém

As obras contemplam vias com pavimentação asfáltica, drenagem profunda, calçada, meio-fio, sarjeta e sinalização. 

Por Gustavo Pêna (SEOP)
21/05/2024 20h44

“Há muitos anos estávamos esperando para ter a nossa rua asfaltada. Não tem poeira, ninguém mais pisa na lama. O governador Helder olhou pela gente”, comemorou Maura da Silva, moradora da Rua Monte Sinai. Ela é uma das beneficiadas com as vias asfaltadas entregues pelo governador do Estado, Helder Barbalho, na noite desta terça-feira (21), no bairro Coqueiro, em Belém. 

Além da Rua Monte Sinai, os serviços foram executados na Travessa Park do Milênio, por meio do programa "Asfalto Por Todo o Pará”. Só nos primeiros cinco meses de 2024, a iniciativa já entregou mais de 19 quilômetros de pavimentação asfáltica na capital paraense. 

Além do chefe do Executivo Estadual, a entrega contou com a presença de secretários de Estado, deputados, vereadores e a população da comunidade beneficiada. 

“É uma alegria estar aqui entregando mais uma etapa do Asfalto Por Todo o Pará. É um programa do governo do Estado que leva pavimentação de ruas, infraestrutura, drenagem e calçada em todos os 144 municípios. Belém e Ananindeua têm toda a atenção, tirando o povo da lama no inverno e da poeira no verão, levando pavimentação para os bairros, o que valoriza as casas, eleva a autoestima dos moradores. A meninada vai poder brincar na rua. Agora,  população têm asfalto na porta de casa e com qualidade”, disse o governador Helder Barbalho.

As obras entregaram as vias com pavimentação asfáltica, drenagem profunda, calçada, meio-fio, sarjeta e sinalização. 

Edilene da Silva lembra como era difícil andar pela via. Para ela, um dos benefícios da chegada do asfalto foi o sistema de escoamento de água. “Antes era difícil, não tinham calçadas, era muita lama, buraco, não passava carro aqui, as águas passavam no meio da rua. Hoje está ótimo, já têm bastante carro, moto, têm as calçadas que a gente anda, tem a drenagem. A rua não alaga”, enfatizou.

Mais segurança - Para Lauricélia Couto, moradora da Rua Monte Sinai, além da melhoria na locomoção das pessoas, a rua asfaltada ajuda nos serviços de segurança pública, com as rondas policiais. “Aumentou nossa a segurança com a entrada da viatura da polícia. Agora você pode caminhar tranquilo, com tudo asfaltado. Antes era só lama, barro, muito difícil levar a criança para a escola. Agora está bem melhor a aparência da rua”, contou.

Mobilidade - A diretora de Obras de Pavimentação da SEOP, Cristina Guedes, destacou a importância do programa Asfalto Por Todo o Pará para Belém e outras cidades paraenses. “Ter as ruas pavimentadas é um ganho para o bairro do Coqueiro, pois vão beneficiar a população com mobilidade e segurança viária. O Asfalto Por Todo Pará, desenvolvido pela SEOP, tem o propósito de melhorar a trafegabilidade urbana em todas as regiões do Pará”, explicou.

*Texto de Lucas Freitas (Ascom SEOP)