Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REESTRUTURAÇÃO

Mais 50 veículos são entregues à ADEPARÁ pelo Governo do Estado

Os novos veículos, dentre eles 31 Hilux e 19 Fiat Toro, serão distribuídas para 34 municípios, entre Unidades Regionais, Escritórios Locais e Postos de Fiscalização

Por Ivana Barreto (EMATER)
21/05/2024 13h22

O Governo do Estado continua investindo na agropecuária paraense, e desta vez, realizou a segunda entrega de veículos para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). São mais 50 carros novos que serão utilizados para fortalecer a atuação no campo, e de combate à comercialização de produtos clandestinos e assim, estar presente em todos os municípios do Estado. As entregas ocorreram na manhã desta terça-feira, 21, no Parque Urbano Belém Porto Futuro. 

"Esse investimento é importante para estruturar a nossa Agência de Defesa Agropecuária do Estado, permitindo que as regiões de todos os municípios produtivos possam estar estruturados e equipados para que se cumpram o papel da proteção de defesa animal e vegetal para podermos certificar bons produtos, seja de fazenda, propriedade da agricultura familiar ou de indústrias. O Pará tem vocação de produzir e a Adepará está para colaborar para que esta produção seja de qualidade", concluiu o governador do Estado, Helder Barbalho. 

Os 50 novos veículos, dentre eles 31 Hilux e 19 Fiat Toro, serão distribuídas para 34 municípios, entre Unidades Regionais, Escritórios Locais e Postos de Fiscalização. 

"Hoje, o projeto de reestruturação da Agência se completa com a entrega destas 50 novas viaturas, os quais são traçados 4x4, adaptados e serão disponibilizadas para o campo, para as unidades locais que estão localizadas em todo o Estado do Pará, garantindo assim, maior conforto e segurança para a nossa equipe e facilitando o acesso dos servidores as propriedades rurais mais distantes, prestando serviços de melhor qualidade ao produtor, certificando uma atuação de defesa agropecuária ainda mais forte", ressaltou o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo. 

Esta é a segunda entrega de veículos deste semestre, totalizando 95 carros novos, um investimento de R$ 6 milhões para o setor agropecuário paraense. A renovação da frota faz parte do projeto de reestruturação da Agência de Defesa, que já conta com 13 novas lanchas voadeiras, que estão reforçando as ações nas regiões do Baixo Amazonas e do Marajó, e 40 veículos novos, que estão garantindo os serviços de defesa em 29 municípios. 

As ações de combate ao abate clandestino de animais e comercialização de alimentos de origem animal e vegetal sem inspeção sanitária também serão reforçados com a entrega de nova viatura para o Grupo Agropecuário Técnico, Tático e Operacional (GATTO), formado por fiscais ele agentes agropecuários especialmente para este fim.

A nova frota vai reforçar o trabalho diário que a Agência de Defesa desenvolve atualmente, além de garantir as ações de fiscalizações e vigilâncias epidemiológicas que serão intensificadas por conta do novo status sanitário que o Pará conquistou recentemente, o de Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação, além de contribuir para a implementação do programa de Rastreabilidade Bovídea, que visa obter o controle efetivo do trânsito de cada animal pelo território paraense, e seu processo será coordenado pela Agência de Defesa.

Os investimentos que o Governo vem realizando na Adepará proporcionam melhor estrutura para chegar às propriedades mais distantes, atendendo a todos os produtores rurais e garantindo uma produção livre de pragas. Somente este ano, já foram investidos mais de 10 milhões de reais, apenas em reestruturação da frota e aquisição de novos veículos aquáticos. 

Reestruturada

A Agência de Defesa Agropecuária vem passando por um processo de reestruturação, com investimentos tecnológicos, com a implantação de seu próprio Sistema de Gestão Agropecuária (Sigeagro), aquisições de 13 lanchas voadeiras e mais 40 veículos novos. 

Os investimentos, que somam mais de R$ 10 milhões, contribuem para diversas atividades da Agência de Defesa, como as fiscalizações nas propriedades, revendas e no trânsito agropecuário, a vacinação assistida, vigilância agropecuária e a inspeção de produtos de origem animal e vegetal. 

Em breve, a ADEPARÁ ganhará mais 50 motocicletas que fortalecerão ainda mais os trabalhos em prol do desenvolvimento da agropecuária paraense. 

Regionais Contemplados com as duas entregas: 

1. Altamira 

2. Brasil Novo 

3. Cruzeiro do Sul 

4. Eldorado dos Carajás

5. Marabá 

6. Parauapebas 

7. Pacajá 

8. Novo Repartimento

9. Breu Branco

10. Tucuruí 

11. Goianésia 

12. Água Azul do Norte 

13. Tucumã 

14.São Félix 

15. Santarém

16. Monte Alegre 

17. Alenquer

18. Mojuí 

19. Belterra

20. Piçarra 

21. São Geraldo do Araguaia 

22. São Domingos

23. Conceição do Araguaia 

24. Redenção 

25. Rio Maria

26. Castelo dos Sonhos 

27. Novo Progresso

28. Itaituba  

29. Rurópolis 

30. Jacareacanga 

31. Oriximiná 

32. Terra Santa 

33.Juruti 

34. Salvaterra 

35. Belém 

36. Castanhal

37. Capitão Poço

38. Capanema

39. Abaetetuba

40. Xinguara

41. Rondon do Pará

42. Paragominas

43. Soure 

44. Inhangapi 

45. Santa Izabel

46. Tailândia

47. Tomé Açu 

48. Bragança

49. Dom Eliseu

50. Cachoeira do Arari 

51. Igarapé Açu