Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Estado entrega Parque Pet na UsiPaz Jurunas/Condor com serviços de saúde animal

O espaço fortalece o vínculo entre tutores e seus animais de estimação, proporcionando momentos de lazer e interação ao ar livre

Por Chrystian Machado (SEAC)
20/05/2024 19h49

O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (20), o novo Parque Pet da Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. O “Parcão” oferece um local seguro e adequado para que os pets possam se exercitar e socializar. Além disso, o espaço fortalece o vínculo entre tutores e seus animais de estimação, proporcionando momentos de lazer e interação ao ar livre.

O Governador do Estado, Helder Barbalho, destacou que o “Parcão” servirá como instrumento de inclusão para a comunidade. “Estamos entregando o primeiro Parque Pet da periferia de Belém. Um local para que a comunidade esteja integrada. E neste espaço, que foi pensado com muito carinho, não foram utilizados recursos públicos, foram doações da sociedade civil e empresas que se juntaram para colaborar com a criação. Portanto, cada vez mais a iniciativa privada se junta ao poder público para permitir com que equipamentos públicos de qualidade possam chegar”, destacou.

A moradora Rosa Miranda aguardava ansiosamente pela entrega do “Parcão”, ela levou o Thor, seu cão de estimação, de 3 anos, para prestigiar o evento. “Eu acho muito necessário um espaço de convivência desses para os animais, principalmente para a saúde deles. Aqui podem gastar energias e socializar. Eu vou trazer mais vezes o Thor, está aprovado”, disse.

Parcão - O parque pet também conta com uma área de convivência, parque infantil, com brinquedos e fontes de hidratação para os animais. A moradora Marcela Fonseca aproveitou para conhecer o parque pet com seu cachorro e destacou a importância de ações sociais gratuitas voltadas aos animais. “Com certeza vou trazer ele aqui nesse novo espaço pet, é muito importante para nós esse trabalho aqui na comunidade, porque geralmente não temos essa assistência, então é muito importante cuidar dos nossos pets, com a vacinação em dia. Essas ações gratuitas ajudam bastante a comunidade”, contou.

Saúde - Além da entrega da nova estrutura, também foi realizada uma ação com serviços de saúde para os animais, como atendimento veterinário, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos. 

A moradora Gisele Ribeiro, aproveitou a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação do gato que resgatou da rua. "Eu vim vacinar o gato do meu filho, eu acho muito importante. Meu filho gosta muito de gato, então é importante vacinar. Eu peguei ele da rua, na outra vez eu perdi devido ao horário, e agora aproveitamos para trazer ele. Sobre o Parcão, achei maravilhoso, a gente tem que ter um cuidado especial com os animais, eles têm sentimentos igual à gente, e precisam de atenção", disse.

O Secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, destacou que outras Usinas da Paz também vão receber espaços pensados para os pets. “A gente tem muito orgulho deste Parque Pet, principalmente por ser na Usina da Paz, hoje na Jurunas/Condor. Outras usinas estão dentro da programação para receber espaços como esses e que servirão de exemplo para administrações públicas com espaços voltados aos animais”, destacou.