Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Mais de 100 profissionais do 'Mais Médicos' participam de acolhimento na sede da Sespa

Os profissionais vão atuar na Atenção Básica nas regiões de Saúde Metropolitana I e II, que incluem Belém e mais 13 municípios

Por Mozart Lira (SESPA)
17/04/2024 15h56

Cento e quarenta médicos participaram da programação de acolhimento da Comissão Colegiada Estadual do Programa Mais Médicos Brasil (PMMB), realizada na sede da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em Belém, nesta quarta-feira (17). Durante o encontro, os profissionais receberam informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O objetivo também foi fortalecer a saúde pública com maior alinhamento entre as ações dos médicos participantes do Programa e os gestores municipais de Saúde.

Os profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Básica dos municípios das regiões de Saúde Metropolitana I e II, que abrangem Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Acará, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tomé-Açu e Vigia de Nazaré.Programas desenvolvidos pelo governo do Estado foram expostos durante a solenidade

Durante a abertura da solenidade, o coordenador estadual de Saúde do Homem e referência regional do PMMB no Pará, Diego Cutrim, disse que a iniciativa visa não apenas à integração dos médicos recém-chegados, mas também ao fortalecimento das competências dos gestores locais de saúde. “Nosso intuito é apoiar, fortalecer e sincronizar os esforços para melhorar o atendimento e os serviços de saúde nessas duas regiões”, enfatizou.

Conforme Diego Cutrim, com ênfase na otimização da resposta às necessidades de saúde da população, o evento procura estabelecer uma base sólida para o trabalho conjunto e a troca de experiências entre os profissionais da área.

Atenção Primária - Durante o acolhimento foram abordados temas relacionados à saúde pública regional, estratégias de Atenção Primária, promoção da saúde, prevenção de doenças e a importância da colaboração entre diferentes níveis de gestão e atenção à saúde. 

Para Diego Cutrim, esses momentos são fundamentais para assegurar que os novos médicos recebam o conhecimento e as ferramentas necessárias para prestar uma assistência de saúde eficaz e empática. “O acolhimento reafirma o compromisso do Programa Mais Médicos e da Sespa com a melhoria contínua dos serviços de saúde no Pará”, reiterou.

Além do coordenador estadual, deram boas-vindas aos médicos a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems), Lucineide Barbosa; a representante do Ministério da Educação (MEC), Leidiana Lopes, e a coordenadora de Saúde da Família da Sespa, Sâmela Galvão. 

Responsável pelo acompanhamento de todos os programas relacionados à Atenção Básica, como Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Hiperdia, Saúde Bucal e Saúde da Criança, do Adolescente, da Mulher, do Homem e do Idoso, Sâmela Galvão falou sobre o andamento desses programas no Estado.

O acolhimento ainda contou com as participações das tutoras do Programa no Pará, Djnenanne Simonsen, Fernanda Figueiredo e Socorro Castelo, que discorreram sobre as atribuições de Tutores e Supervisores, o AIMEC (Apoio Institucional do Ministério da Educação) do Programa Mais Médicos para o Brasil, e referência regionalizada, enquanto Layse Garcia abordou a contextualização do Programa no Estado, regras em editais, direitos e deveres do profissional e competências dos municípios.