Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIZAÇÃO

Paysandu comemora conquista de jogador com doação de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/11/2017 00h00

“É muito orgulho pra mim”. Com essa frase Lílian Oliveira define a alegria ao falar do filho mais velho, Matheus Leoni, de 14 anos. O adolescente acabou de ser convocado como titular da Seleção Brasileira de Basquete e o Paysandu, clube no qual Matheus joga desde os sete anos, decidiu comemorar de forma bem solidária: com uma ação voluntária de sangue. Por isso, nesta terça-feira (7), atletas do basquete, vôlei, esportes náuticos e do futebol de base do Paysandu foram convocados para reforçar o ato solidário na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém.

A convocação veio após Matheus participar da conquista do Campeonato Sul-Americano Sub-14, no início deste mês, na Venezuela. O atleta paraense disputou todos os jogos da competição e foi destaque. “Quando soube que estava convocado como titular fiquei muito feliz. É um sonho que estou realizando. É isso que quero fazer pelo resto da minha vida”, explica.

“Nós sempre o incentivamos para que praticasse todo tipo de esporte, mas ele se encantou desde o início pelo basquete. Ele é um menino de ouro, apesar da rotina cansativa de treinos, consegue ser um ótimo aluno da escola também”. A mãe coruja e orgulhosa, que também é doadora de sangue, aprovou a celebração da conquista de Matheus no Hemopa.

Para a coordenadora do setor de Responsabilidade Social do Paysandu, Ieda Almeida, a decisão de comemorar no Hemopa resulta de uma longa parceria.“Nós sempre podemos ajudar as pessoas e também sabemos da dificuldade que o Hemopa tem em conseguir doadores de sangue. Nós realmente estamos engajados na causa. Temos um calendário anual de ações para estimular a doação de sangue entre os torcedores e atletas”, conta Ieda.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, evidencia que as mobilizações do Paysandu realmente levam um grande número de torcedores à doação de sangue. “O clube está empenhado em nos ajudar e incentivar, de fato, seus torcedores à prática da doação. Esperamos que isso estimule outros clubes de futebol a fazerem o mesmo, a ter essa relação constante com a gente”.

Doação: Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar em intervalo de dois meses e as mulheres a cada três.

As doações de sangue podem ser feitas no hemocentro coordenador, que fica na Travessa Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, ou na Estação de Coleta Castanheira, que funciona no térreo de acesso ao Pórtico Metrópole, de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 18h, e aos sábados, de 7h30 as 17h.