Hospital Regional dos Caetés encerra ação carnavalesca com prevenção contra IST´s
Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) hospitalar organizou o 'Bloquinho da Prevenção' com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis
O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), situado em Capanema, no nordeste paraense, encerrou a programação carnavalesca, na Quarta-feira de Cinzas (15), com ação preventiva às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Sob a organização do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar, o "Bloquinho da Prevenção" tomou conta do ambiente hospitalar, espalhando alegria e conscientização entre usuários, acompanhantes e colaboradores.
O evento foi realizado pelos setores como Recepções de exames, Hemodiálise e Ambulatório, Refeitório, entre outros a ação não apenas promoveu a importância da prevenção, mas também proporcionou momentos de descontração.
De acordo com a presidente do GTH, Vanessa Blante, "o carnaval é uma época de maior vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis, logo o bloco unidos do HRPC teve como objetivo lembrar os foliões que o preservativo é a arma mais importante no combate a IST´s, e todos podem aproveitar a festa de forma saudável e alegre deixando a camisinha fazer parte da folia’’.
A psicóloga clínica, Alana Oliveira, reforçou que a expectativa é conduzir a ação de conscientização de forma lúdica e divertida interagindo diretamente com os usuários através da distribuição de kits de preservativos. “O bloco unidos do HRPC foi criado pelo grupo GTH, com o objetivo de levar orientação e alertar nossos usuários e acompanhantes sobre a importância de prevenir-se contra as IST´s , enfatizando o período festivo de carnaval’’.
Entre as pessoas que participaram do evento, Doralice Pinheiro de Barros, 54 anos, estava acompanhando o filho, Francisco Edson Barros de Oliveira, de 16 anos, que aguardava a cirurgia de retirada de pino no fêmur. Mãe e filho moram em Igarapé-Açu, distante 60 km de Capanema. ‘’Achei muito bom esse momento de descontração para nós que estávamos à espera da entrada dele para cirurgia, importante também a conscientização para todos’’
Serviço:
O CHC integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC