Primeiro livro de artigos científicos da Emater destaca mulheres pesquisadoras no serviço público rural
A nutricionista e tecnóloga em alimentos Michelle Sandrine Santos, de 39 anos, é especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos e em Fitoterapia. Mestra em Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, também está concluindo uma terceira especialização: em Nutrição Funcional na Saúde da Mulher.
A servidora da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) há 17 anos, hoje atuando no Escritório Local de Paragominas, na região do Rio Capim, é uma das seis entre extensionistas mulheres que assinam artigos acadêmicos no primeiro livro oficial da Emater de reunião de artigos acadêmico-científicos: "Amazônia e sua Diversidade - Pesquisa e Prática da Extensão Rural Paraense".
Em fase de editoração e comemorativo dos 58 anos de existência da Emater, completados em 3 de dezembro de 2023, o livro, de autoria principal exclusivamente de concursados com mestrado ou doutorado, será lançado este semestre, junto com uma revista de relatos de experiências exitosas de serviço público na vivência campesina.
A iniciativa retoma um processo de publicação de livros oficiais interrompido dentro da Emater há quase uma década e avança a Instituição no cenário de produção e divulgação científicas, desta vez com tratamento especial a questões de gênero: dos 14 autores e co-autores do livro, mais da metade é de mulheres.
“Embora os editais não tenham se direcionado para contemplar a participação feminina, é uma grande conquista perceber, como resultados, nossas extensionistas destacando-se como pesquisadoras”, considera a veterinária Cristiane Corrêa, chefe do Núcleo de Medologia e Comunicação (NMC) e integrante do Conselho Editorial.
Mestra em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável e especialista em Bovinocultura Leiteira: Manejo, Mercado e Tecnologia, Corrêa também faz parte da coletânea de resumo de dissertações e teses, com o artigo “O Processo de Inovação na Agricultura Familiar a Partir das Boas Práticas de Produção Leiteira”.
Artigos - No nome de Michelle Sandrine Santos, os artigos “Perfil Socioeconômico de Cooperativa Agroindustrial no Município de Ipixuna do Pará” e “Gestão Estratégica Baseada em Indicadores de Desempenho em uma Cooperativa de Agricultores Familiares”, apresentam dados da dissertação de mestrado “Desenvolvimento de Plano de Gestão Estratégica, baseado na Ferramenta Balanced Scorecard, para Gerenciamento de uma Cooperativa do Nordeste Paraense”, pelo Instituto Federal do Pará (IFPA).
Com orientação de Suezilde Ribeiro, o estudo acompanhou a trajetória ao longo do ano de 2014 da Cooperativa de Integração Agroindustrial dos Agricultores Familiares do Território do Nordeste Paraense (Coopiaf), atendida pela Emater.
“Observa-se que, apesar das enormes dificuldades vislumbradas com os debates, a Cooperativa dispõe de potencial de crescimento. Esse potencial liga-se fundamentalmente a três questões: oferta do produto, mercado em expansão e parcerias de instituições importantes”, aponta o texto.
Livro e revista - O livro “A Amazônia e sua Diversidade: Pesquisa e Prática da Extensão Rural Paraense” e a revista Emater em Foco serão oficializados em formato impresso e digital. O diferencial é a curadoria externa, composta por professores-doutores convidados.
“O livro referente à pesquisa e prática da extensão rural paraense é um reflexo dos conhecimentos e experiência dos e das extensionistas rurais nos municípios paraenses. A esses e essas, e também aos profissionais colaboradores, nosso maior agradecimento, pois representam o alicerce da Emater Pará”, conclama o presidente da Emater, Joniel Abreu.
Texto: Aline Miranda