Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Petrobras e Setran planejam abastecimento de massa asfáltica

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/11/2017 00h00

Com o objetivo de viabilizar ainda mais a distribuição de massa asfáltica para a Região Norte, técnicos da Petrobras, petrolífera brasileira, estiveram na Secretaria de Estado de Transportes (Setran) em busca de dados que contribuam para o planejamento da empresa, a fim de alcançar resultado financeiro de acordo com a demanda.

Segundo Leonardo Machado, gerente de Comércio Interno de Asfaltos, lotado no Rio de Janeiro (RJ), equipes da Petrobras vêm realizando reuniões com grandes clientes em função do “processo de mudança cultural que estamos implantando na empresa, por meio de planejamento adequado para o abastecimento de massa asfáltica, com o descolamento de volume necessário de petróleo apropriado à fabricação do asfalto”.

Gerente Setorial de Comercialização e Marketing, João José Rodrigues ressaltou a importância da mobilização da estatal para estimular outras distribuidoras a trazer petróleo para o Estado do Pará. “Atualmente, apenas uma realiza este transporte. Queremos criar concorrência, para diminuir os preços”, informou.

A equipe, composta ainda por Mário de Souza (RJ) e Andrei de Vasconcelos, gerente de Comercialização de Manaus (AM), foi recebida pelo diretor de Planejamento da Setran, engenheiro Rodrigo Nassar. Ele disse que o consumo de massa asfáltica para pavimentação das estradas do Pará, incluindo operações rotineiras de tapa-buraco, supera 230 mil toneladas, e indicou possíveis alternativas de transbordo de combustível líquido em portos do Pará, como o de Miritituba (em Itaituba, no oeste) que diminuiria os custos de entrega.

A previsão de consumo de asfalto, em tonelada, bem como o cronograma de utilização do produto nas obras que serão realizadas pela Setran em 2018, serão encaminhados à Petrobras.