Corpo de Bombeiros e Defesa Civil mantêm ações preventivas em praias do nordeste paraense
Monitorando os frequentadores, os militares orientam sobre cuidados para evitar acidentes e estão preparados para resgates
Para garantir à população um feriado prolongado com segurança e tranquilidade, o Corpo de Bombeiros Militar e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão de prontidão nas praias da Região de Integração Rio Caeté, reforçando a importância de cuidados para prevenir acidentes, como afogamentos, e também realizando pré-atendimento em saúde, se necessário. As ações integram a Operação “Festas Seguras”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e realizada em todo o Estado.
No município de Salinópolis, nordeste paraense, 55 militares do CBM e da Defesa Civil atuam em toda a extensão das praias do Atalaia, Maçarico, Corvina e Farol Velho. Segundo o tenente Oziel, que coordena a equipe no Atalaia, os guarda-vidas monitoram banhistas no mar e o entretenimento dos frequentadores, além de orientá-los quanto à movimentação da maré, a fim de evitar acidentes nas águas.Militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil orientam frequentadores e atuam nas ocorrências
“Estamos com unidade de resgate para atendimento pré-hospitalar, mergulhadores para atendimento de qualquer acidente subaquático, quadriciclos, embarcações e viaturas com todo o aparato para desenvolver a operação da melhor forma possível, evitando acidentes e resguardando a vida da população. A sexta-feira foi muito tranquila, e até o momento o sábado também se mantém conforme o planejado”, garantiu o militar.
Tenente BM Oziel coordena a equipe no AtalaiaA iniciativa da Segup com os demais órgãos de segurança tem como principal objetivo garantir mais segurança com prevenção, orientação e, se necessário, resgate de banhistas. As ações preventivas nas praias da região foram iniciadas na manhã de sexta-feira (8) e prosseguem até o final de domingo (10), dia em que muitas famílias com crianças chegam às praias nos piqueniques.
A Defesa Civil também está preparada para fazer a identificação de crianças com pulseiras (também com os nomes dos responsáveis), em caso de perda na praia.
Planejamento - Luciano de Oliveira, secretário adjunto Operacional da Segup, reforçou que as ações dos bombeiros estão dentro do planejamento elaborado com a Segup e demais instituições, para que a segurança e tranquilidade sejam mantidas durante todo o período da Operação Festas Seguras, quando o deslocamento aos balneários aumenta.
“Felizmente, até agora estamos com um feriado prolongado bem tranquilo. Não tivemos nenhum registro de incidentes graves, e vamos permanecer atuando para que as pessoas que procuraram passar o feriado, seja em cidades do interior ou nos balneários, possam se divertir, descansar com tranquilidade e segurança, seja nas praias, balneários e estradas, tendo a garantia de que as forças de segurança estão de prontidão”, assegurou Luciano de Oliveira.
Principais recomendações do Corpo de Bombeiros para evitar riscos nas praias:
- Respeitar as delimitações da área e as orientações dos profissionais;
- Ficar submerso apenas até a altura do umbigo, que é o limite de segurança recomendado. Evitar o excesso da ingestão de bebida alcoólica;
- Lembrar que os pais são os principais responsáveis pela guarda das crianças.