Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JOGOS ABERTOS DO PARÁ

Etapa estadual do Joapa reúne atletas de todo o Pará, até o sábado (2), em Belém

Representantes de 36 municípios disputam a última fase dos Jogos Abertos do Pará (Joapa 2023). Uma realização do governo do Pará

Por Carol Amorim (SEEL)
30/11/2023 13h13

Em clima de festa, a fase estadual dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) reuniu mais de 15 mil participantes de 36 municípios, na quarta-feira (29). Até sábado (2), eles vão disputar a última fase do campeonato promovido pelo governo do Estado, em parceria com a Associação de Ligas Desportivas do Estado do Pará (Alidesp).

A cerimônia de abertura contou a apresentação das delegações dos municípios que disputam esta última etapa, com direito a juramento e entrada da pira olímpica, além de da apresentação cultural de ballet da UsiPaz do Bengui e do cantor MC Dourado.

Representando o município de Santarém Novo, nordeste do estado, Emerson Costa, afirma que a preparação para esta etapa teve muita dedicação e foi possível aprimorar as habilidades. "Preparação envolve treinar com dedicação, aprimorar habilidades técnicas e táticas, e buscar resistência física e principalmente mental. Durante a competição a expectativa se transforma em ansiedade, determinação, buscando mostrar o melhor desempenho e superar limites e superar os adversários", destacou o atleta de tênis de mesa.

As competições serão realizadas nos seguintes espaços:
- Universidade Federal do Pará (UFPA), futsal- Instituto Federal do Pará (IFPA), vôlei, handebol e basquete- Arena Catalina, futebol de areia- Novo Mangueirão, tênis de Mesa

Direcionado aos esportistas maiores de 18 anos, o Secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a importância deste momento para o fomento do esporte no estado do Pará. “É um momento muito importante para o esporte no estado do Pará, pois o Joapa busca incentivar a prática esportiva, e tivemos a participação expressiva de diversos municípios paraenses, então certamente será uma etapa estadual diferenciada. Bom jogo aos atletas”, disse o titular da pasta. 

Também estiveram presentes os Prefeitos de Ourém, Roberto Uchoa, e de Portel, Paulo Ferreira, além dos secretários municipais de esporte das cidades competidoras.

Texto de Bruna Cabral