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SEGURANÇA PÚBLICA

Segup amplia divulgação do Disque Denúncia 181 em Marabá, sudeste paraense

Contribuição da população em denunciar de forma sigilosa e anônima crimes e pessoas foragidas é primordial para a segurança pública

Por André Macedo (SEGUP)
28/11/2023 11h51

Somente em 2023, de janeiro a outubro, foram computadas 27 mil denúncias válidas pela diretoria do Disque-Denúncia 181, o que contribuiu para início de investigações, diligências imediatas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em razão disso, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) iniciou em Marabá, sudeste paraense, o trabalho de ampliação de divulgação da central de atendimento que está à disposição da população 24 horas por dia, em seus diversos canais.

Com ações para os efetivos das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Marabá, o trabalho consistiu principalmente na divulgação do serviço, além de orientações sobre como funciona e de que forma a população pode acioná-lo. Materiais gráficos contendo essas informações foram distribuídos à população.  

Denúncias em tempo real 

De acordo com o diretor do Disque-Denúncia, delegado Christian Rocha, o serviço do sistema de segurança pública é a principal ferramenta de denúncia anônima, com o objetivo de receber informações de fatos ou crimes que ocorreram ou que estão acontecendo. 

“O Disque Denúncia realmente é o canal de denúncia de sigilo e anonimato garantido. O cidadão pode contar com essa ferramenta para informar as autoridades, situações referentes a crimes, qualquer tipo de denúncia. Nós temos alguns canais, os principais, é o próprio número 181, que é um número nacional, é padrão nacional e também temos o aplicativo de WhatsApp, da Iara, que é Inteligência Artificial Rápida e Anônima. A gente fomenta muita utilização do WhatsApp, porque muitas vezes o denunciante já tem uma foto, tem um vídeo, tem o georreferenciamento do problema, do crime que está acontecendo, isso facilita muito para as equipes que vão investigar e que vão apurar a denúncia”, afirmou. 

Para a delegada de Polícia Civil de Marabá, Eliene Lima, a ferramenta colabora principalmente no que diz respeito às investigações que a polícia judiciária desempenha. “Depende muito da população que está diretamente na situação que está vivendo no cotidiano, sendo um trabalho conjunto.  A voz do povo chega através do Disque-Denúncia. Contribui muito também os tipos de informações que chegam como fotos, vídeos, geolocalização que por meio deles temos conhecimento desses acontecimentos graves”, apontou. 

Já o comandante do Comando de Policiamento Regional II de Marabá (CPR II), coronel Dayvid Sarah Lima, a confiança da população no sistema de segurança ao confiar informações precisas confirma a robustez do disque-denúncia. “Com o trabalho que já tem feito pela Polícia Militar e pela Polícia Civil a população confirma a segurança neste canal. Assim a gente consegue mais uma ferramenta que garante o combate à criminalidade”, disse. 

O material entregue às forças de segurança será distribuído em centros comerciais, escolas, igrejas e outros espaços físicos de grande circulação. A tropa em rua também fará a conscientização da população com esclarecimentos.

Inovação - Há dois anos, o Pará foi o primeiro estado do Brasil a disponibilizar um número de WhatsApp para denúncias, garantindo o sigilo e o anonimato do denunciante. Por meio do número (91) 98115-9181, as mensagens enviadas são recebidas e um diálogo se constrói, buscando obter o máximo de informações pelo sistema de Inteligência Artificial, que é rápido e anônimo, personificado por uma atendente virtual, a Iara.

A iniciativa pioneira ampliou o serviço para todo o território paraense e, desde 27 de março de 2020, vem colaborando para o esclarecimento de crimes praticados contra a sociedade, sejam eles cometidos contra a mulher, assim como aos idosos e maus-tratos contra animais, crimes ambientais, foragidos do sistema prisional, entre outros.

Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações podem ser também sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.

Tecnologias - Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato.

A caixa de diálogo ficará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A atendente virtual Iara também estará presente neste canal de relacionamento com o cidadão.

A Segup informa que existe ainda o formulário web, disponibilizado no site da Segup, e o email do canal (disquedenuncia181@segup.pa.gov.br). O número 181 permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente.