Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Curso capacita peritos e auxiliares em elaboração de laudos

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
25/11/2023 14h12

Peritos criminais e auxiliares técnicos de perícia de diversos setores da sede e de regionais da Polícia Científica do Pará (PCEPA) participaram do curso Ferramentas e Softwares na Confecção de Laudos Periciais, que aconteceu entre os dias 21 a 24 deste mês. Promovido em parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes) e o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), o evento faz parte do Programa da Capacitação Continuada 2023 e ocorreu no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ.

O curso foi ministrado pelo perito criminal Jânio Arnaud e abordou o potencial das ferramentas de captura de dados no local de crime ou em objetos a serem periciados e ferramentas computacionais na elaboração de laudos. “Muitos programas ou softwares, populares ou não, apresentam recursos práticos e valiosos para a perícia, que normalmente não conhecemos porque não os exploramos ou não tivemos conhecimento sobre o quanto são acessíveis”, afirmou o perito.

Na dinâmica do curso foram demonstradas as experimentações e trabalhos de casos reais realizados pelo instrutor, atuante a 11 anos no local de crime contra a vida. Os alunos tiveram a oportunidade de exercitar, em computadores individuais, o desenho, a edição de formas e elementos gráficos, figura humana, elaboração de figuras, fotos e croquis, destacando os vestígios e elementos importantes na cena de crime ou em objetos de perícia. Todos realizaram a composição de imagens e croquis, na forma de croqui, de animação 2D e animação 3D.

Nós 4 dias de curso foram trabalhadas teorias, com conceitos importantes relacionados ao assunto tratado, noções básicas sobre 5 programas ou Softwares, além da parte prática. Todo o curso foi pensado e compatibilizado com o Perícia.Net, sistema interno do órgão para confecção de laudos.

“Pretendemos com o curso demonstrar as possibilidades palpáveis à nossa realidade, da prova pericial ser apresentada de forma mais bem elaborada e didática, tornando o laudo pericial uma peça mais qualificada e eficaz para a justiça”, afirmou o perito Jânio Arnaud.

“O curso de ferramentas e softwares para a confecção de laudos periciais foi super importante porque agregou ao nosso conhecimento sobre a prática de campo junto com os programas e aplicativos que podem ser utilizados para ilustrar o laudo. Está ilustração por meios das ferramentas impactam em qualidade e credibilidade do laudo pericial de forma muito positiva”, afirmou a perita criminal Yara Jennings, participante do curso.