Campanha educativa do Detran na Operação Verão é destaque em evento nacional
Em julho, o Departamento de Trânsito intensificou a presença dos agentes de educação nos municípios com maior movimentação de veranistas
As ações realizadas pela Coordenadoria de Educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) durante a Operação Verão, em julho deste ano, foram destacadas no 78º END (Encontro Nacional de Detrans). O evento ocorre até esta sexta-feira (24), em Foz do Iguaçu, no Paraná. As ações educativas são prioritárias no Detran do Pará nos últimos cinco anos.
Em 2023, o órgão intensificou a presença dos agentes de educação nos municípios com maior movimentação de veranistas, entre os quais Salinópolis, Santa Bárbara do Pará (que fica a caminho da Ilha de Mosqueiro), Bragança e Santarém. Todas as ações tiveram como principal objetivo alertar a população sobre como evitar acidentes de trânsito.
O Detran participa do evento com os servidores da Educação, Lucas Aguiar, Celina Koury e Geisa Tavares. Durante a apresentação, Lucas Aguiar mostrou aos representantes dos demais Detrans um resumo e resultados das principais atividades realizadas nos municípios.
Fatores de risco - Para o público adulto foram destinadas abordagens educativas diariamente na entrada das cidades e em locais com maior fluxo de banhistas. Foram detalhados os principais fatores de risco, como alcoolemia e direção, uso do celular ao volante, excesso de velocidade, não uso do capacete e de dispositivo de segurança para crianças, e não uso do cinto de segurança por todos os ocupantes dos veículos.
Em Salinópolis, no nordeste paraense, as ações contaram, ainda, com uso de radar educativo e ônibus gratuitos, voltados para o transporte seguro de pessoas que fazem uso de bebida alcoólica na praia. Em todos os municípios onde ocorreu a operação, as ações educativas foram intensificadas para o público infantil. As crianças participaram de minicircuito educativo de trânsito, jogos pedagógicos para colorir, trilha educativa e atividade lúdica de travessia na faixa de pedestre. “O trabalho teve o suporte de outras áreas estratégicas do Detran, como a fiscalização e a engenharia de tráfego, e o resultado foi que finalizamos o mês sem nenhuma morte ou acidente grave no trânsito nos locais onde o Detran se fez presente”, informou o agente de Educação.