Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PORTOS E HIDROVIAS

Governo do Estado segue investindo na qualificação das estruturas portuárias paraenses

Por Matheus Rocha (SEAC)
16/11/2023 17h42

Reestruturar e modernizar as estruturas portuárias do Pará tem sido uma das prioridades do governo estadual. Desde 2019, 23 novos equipamentos hidroviários públicos já foram entregues, sendo quatro deles em 2023 e em diversas regiões do Estado. São obras que têm garantido mais segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros, além de contribuir para o incentivo ao turismo e melhorias no escoamento da produção nos municípios paraenses.

Com investimentos superiores a R$ 161 milhões, o Estado já garantiu a construção de novos terminais hidroviários nos municípios de Faro, Terra Santa, Curuá, Prainha, Almeirim, Alenquer, Santarém (na sede do município e no distrito portuário de Santana do Tapará), Óbidos e Monte alegre, na região do baixo Amazonas. Também foram contemplados os municípios marajoaras de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Portel, Muaná, Afuá e Bagre, além de outras regiões, como Limoeiro do Ajuru e Algodoal. No pacote de investimentos, também foram construídos o Mercado de Peixes do município de Maracanã e dois trapiches na cidade de São João da Ponta. 

Todos os projetos garantiram espaços modernos e confortáveis, além de conjuntos navais seguros, que atendem aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Para a população, o impacto positivo causado pelos novos terminais é perceptível. É o que garante o taxista Stéfano Góes, morador da cidade de Almeirim, no Baixo Amazonas. 

“Sou taxista há mais de 15 anos aqui na cidade. Após a reforma, o terminal hidroviário se transformou em um lugar mais acolhedor para a população e para os turistas. Antigamente, o trapiche era de madeira. Um espaço mal dividido. Hoje, o terminal é um ponto turístico da cidade. Todo mundo que passa aqui elogia a reforma. Ficou muito bonito e veio somar ao nosso município”, declarou o taxista. 

MAIS INVESTIMENTOS

O Governo do Estado segue investindo na reestruturação das estruturas hidroviárias de municípios paraenses. Atualmente, 12 obras seguem em andamento e, em breve, vão garantir novos terminais nos municípios do Acará, Anajás, Aveiro, Breves, Chaves, Melgaço, Mocajuba, Oeiras do Pará, Salvaterra, Senador José Porfírio, Soure, além do novo Terminal Turístico de Passageiros do distrito de Icoaraci, em Belém. 

O engenheiro civil Márcio Tavares, diretor-presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, reforça que “O Governo do Estado segue trabalhando arduamente para garantir a construção de novos equipamentos hidroviários em municípios de diversas regiões do Pará, sobretudo naquelas que possuem os rios como principais vias de acesso. O trabalho segue para entregar novas obras, que vão interligar ainda mais os municípios paraenses por meio do modal hidroviário, gerando mais desenvolvimento para o nosso Estado. Atualmente temos 12 obras em andamento.” pontuou o gestor.

Além das obras em andamento, a CPH também trabalha na elaboração de projetos para a reconstrução e ampliação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Alter do Chão, em Santarém, além da ampliação do Terminal Hidroviário de Belém e construção de um novo Terminal Turístico, na Avenida Tamandaré, também na capital. Ambos os projetos visam garantir mais estrutura à cidade de Belém para a realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025.