CIIR realiza ação sustentável que incentiva à preservação do meio ambiente
Nesta quarta-feira (11), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, entregou a reabilitandos e acompanhantes, hortaliças colhidas em seu Jardim Sensorial. A ação é uma das ações de boas práticas de gestão sustentável desenvolvida pela instituição por intermédio de sua Comissão de Sustentabilidade, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
Larissa Almeira, mãe de Walleph Lorran, de três anos, que faz tratamento na unidade, pontua a importância do evento. “Ele incentiva todos a cuidarem mais do planeta. Não somente em plantar mudas ou realizar a reciclagem, contudo, não menos importante, ensiná-los a uma alimentação que envolva frutas e legumes. O CIIR vai além de ser uma unidade que presta serviço de saúde. A instituição ensina boas práticas de preservação ambiental dentro dessas ações”.
Ações Sustentáveis – O Centro de Reabilitação disponibiliza diversas temáticas que abordam a preservação do meio ambiente, entre elas, a Oficina de produção de sabão ecológico. A atividade ambiental ensina que, após o uso do óleo de cozinha na produção alimentar, em casa, pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral, como, por exemplo, lavar louças.
A didática traz a conscientização para a sociedade não descartar o produto incorretamente, como "Em muitas das vezes, na pia da cozinha durante o ato de lavar a louça, atitude esta que agride o meio ambiente, através dos esgotos indo parar nos rios e mares”, alerta a presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Luciana Rocha.
A instituição promove ainda a Feira Sustentável com o intuito de valorizar e oportunizar a um comércio de sustentabilidade oriundo de reaproveitamento empreendedor, como a Vitrofusão e o Ecobiju.
Reciclagem - O projeto Eco CIIR realiza a coleta e destinação correta de resíduos. O E+ Reciclagem, em parceria com a empresa Equatorial Energia, estimula os profissionais a trazerem resíduos ao Centro e, a Comissão de Sustentabilidade, por sua vez, recebe e realiza a pesagem do material. Segundo Luciana Rocha, quem mais contribui, recebe o selo Atitude Sustentável e é contemplado com premiação produzida pela comissão e, ainda, participa do sorteio anual, podendo ser contemplado com desconto diretamente em sua conta de energia elétrica.
As atitudes sustentáveis seguem no CIIR em um ambiente arborizado com 1.640 m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, sendo colhidas e distribuídas para a comunidade assistida pelo Centro com o intuito de conscientizar a uma alimentação mais saudável.
Ainda, o espaço é utilizado para a realização de terapias ao ar livre que é composto por uma cascata para proporcionar conforto térmico ao ambiente, minimizando o calor e, principalmente, promover a sonoridade, pois o som emitido pela água caindo ao chão, leva tranquilidade ao reabilitando em atividade.
Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n°1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.