Usinas da Paz promovem oficina de reaproveitamento de resíduo para produção de sabão
Atividade realizada com as comunidades do Bengui, Cabanagem e Terra Firme é parte de programação alusiva ao “Setembro Verde”
Como parte do programa “TerPaz Sustentável”, as Usinas da Paz estão promovendo durante a semana, nas comunidades do Bengui, Cabanagem e Terra Firme, uma oficina de reaproveitamento de resíduos para produção de sabão. A proposta é apontar o uso mais sustentável para o óleo de cozinha que seria descartado, de forma incorreta, no meio ambiente. Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia.
Idealizador da programação, o engenheiro ambiental Otávio Filpo explica que “a ideia foi motivada por datas de cunho sustentável neste mês de setembro, como o Dia da Amazônia (05) e da Árvore (21). Esta oficina, principalmente, objetiva mostrar que a sustentabilidade não é algo que veio para deixar os produtos mais caros, ao contrário, o objetivo é reaproveitar coisas que a gente jogaria fora anteriormente”, explicou.
A oficina já chegou à UsiPaz do Guamá na última terça-feira (26), colaborando também para a integração da comunidade junto aos servidores do complexo multifuncional. Juntos, eles aprenderam sobre como a preparação do sabão pode ser uma oportunidade para empreender, e ainda economizar e cuidar da natureza.
A manicure Risoneide Rodrigues e dona de casa Maria Marta demonstraram entusiasmo com a possibilidade. “Eu sempre tive curiosidade de saber fazer sabão, para produzir em casa. A coleta do óleo, eu já faço, mas sempre dava para as minhas vizinhas. Agora eu já posso utilizar”, conta uma delas.
“Esperamos que a comunidade possa aperfeiçoar o método e aprimorar o que aprendeu. Através desse conhecimento, podemos trazer mais cidadania para as pessoas do entorno das Usinas da Paz”, afirmou o engenheiro ambiental.
Serviço: As oficinas de saponificação seguem durante esta semana nas cinco Usinas da Paz, localizadas em Belém. Quarta-feira (27) na UsiPaz Bengui; quinta-feira (28) na UsiPaz Cabanagem; e na sexta-feira (29) na UsiPaz Terra Firme, sempre às 14h. Não é necessário realizar inscrição prévia.
A programação completa do “TerPaz Sustentável” está disponível nas redes sociais das @usinasdapaz.
Texto de Giovanna Piani sob supervisão de Dani Franco