Força-tarefa fará fiscalização integrada na Praia do Atalaia
Agentes de vários órgãos de segurança e trânsito vão coibir crimes e infrações, principalmente a poluição sonora
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e com a parceria com vários órgãos, prossegue as ações estratégicas da Operação Verão 2023, em mais de 90 localidades. Nesta sexta-feira (21), início do quarto final de semana do veraneio, o Sistema de Segurança desencadeou medidas ostensivas e preventivas para inibir a criminalidade e garantir a segurança da população.
A reunião operacional para este final de semana ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle Na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense, o trabalho das forças de segurança começou com a reunião operacional, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além de representantes dos principais órgãos estaduais, o encontro contou com a participação do Tribunal de Justiça do Pará e da Defensoria Pública, que tem atuado juntamente com o Sistema Público no Centro Integrado.
Devido a dois grandes eventos que ocorrerão na praia, o que tem atraído um maior número de pessoas, o trabalho da Segurança Pública tem sido reforçado para evitar graves ocorrências, e assim garantir o ordenamento, explicou o coordenador do CICC, tenente-coronel Celton de Jesus.
Segundo ele, “a Segurança Pública se faz presente em Salinas, por meio da Segup, com ações costumeiras neste quarto final de semana. Neste, em especial, teremos dois eventos na praia de grande e médio porte. Para isso reforçamos o policiamento. Vamos manter a delegacia funcionando 24 horas aqui, na base do CICC, para o registro de ocorrências. Tudo isso para aquele cidadão que se sentir lesado ou precisar de apoio da segurança pública possa se deslocar até aqui, a base operacional”.
Poluição sonora - Um dos pontos observados pelas equipes durante a Operação “Tolerância Zero”, que integra as diretrizes da Operação Verão, é o combate à poluição sonora. Equipes de educação conversaram na faixa de areia com proprietários e condutores de som automotivo, alertando para o ruído em excesso, que traz transtorno aos demais veranistas e incorre em infração, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Nas primeiras horas do sábado (22), uma força-tarefa composta por agentes do Departamento de Trânsito (Detran), da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, sairá em comboio para autuar responsáveis por situação irregular e recolher automóveis, se for necessário.
Operação Verão - A Segup e os demais órgãos de segurança deflagraram, em mais de 90 localidades, a “Operação Verão 2023”, com um efetivo de 5,6 mil agentes, que reforçam as ações de policiamento.
Essa é a maior operação do ano, e envolve todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, com o objetivo de enfrentar a criminalidade e garantir tranquilidade nas principais praias e balneários do Pará.