Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Estado entrega nova unidade da Estação Cidadania no município de Itaituba

Unidade atenderá também outros municípios próximos, além dos distritos de Moraes Almeida e Castelo de Sonhos, beneficiando cerca de 100 mil pessoas

Por Aluizio Guedes (IASEP)
15/06/2023 19h40

Para oferecer mais comodidade e qualidade em atendimento à população, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), inaugurou a décima unidade da Estação Cidadania, nesta quinta-feira (15). Dessa vez o município beneficiado foi Itaituba, localizado na região do Tapajós, sudoeste do Estado. 

A Estação Cidadania Itaituba segue o mesmo modelo da unidade Tucuruí, um espaço moderno, tecnológico e sofisticado. O ambiente foi planejado para oferecer mais conforto e praticidade, além de uma excelente infraestrutura, às comunidades próximas à região, ajudando a descentralizar os serviços oferecidos pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual.

A Seplad, como órgão encarregado de desenvolver, implantar e gerenciar as Estações Cidadania, realiza estudos e análises prévias para definir as regiões a serem contempladas. Atualmente são 10 unidades instaladas em regiões estratégicas, sendo cinco na Região Metropolitana de Belém; uma em Santarém; uma em Marabá; uma em Parauapebas; uma em Tucuruí e, agora, a de Itaituba. 

“Nosso foco e objetivo é facilitar o acesso a estes serviços tão necessários, por isso o Governo do Pará, por meio da Seplad, não mede esforços para avançar cada vez mais na melhoria do serviço prestado à população paraense, e já estamos trabalhando a todo vapor para entregarmos logo, logo a Estação de Breves, no Marajó”, enfatizou Elieth Braga, titular da Seplad. 

Para o morador Gabriel Leite, de 28 anos, a Estação de Itaituba facilitará o deslocamento e descentralizará os serviços antes oferecidos em outros municípios. 

"Será de grande importância à população a prestação de tais serviços, pois vai desafogar até mesmo a grande demanda que os órgãos têm, oferecendo o mesmo atendimento ágil, eficiente e de qualidade”, afirmou Gabriel.

Com a entrrega da nova unidade, Itaituba se tornará cidade polo e atenderá municípios como Novo Progresso, Jacareacanga, Trairão, Rurópolis e Placas, e também os distritos de Moraes Almeida e Castelo de Sonhos. Com isso, mais de 100 mil moradores terão acesso ao conjunto de serviços ofertados.

“É de suma importância a implantação de uma Estação Cidadania em Itaituba, pois como morador do município e agora coordenador [da estação], conheço um pouco da necessidade que tem a população, principalmente os mais carentes, que vêm do interior em busca desses atendimentos. Com a inauguração da nova estação, a cidade vai ganhar um local seguro, de fácil acesso e com pessoas qualificadas, além de também um espaço com prédio e equipamentos novos. Me sinto gratificado por estar fazendo parte desse processo onde os principais órgãos de atendimento à população estão em um só local. Tendo em vista a dimensão que é a Seplad, em conjunto com o Governo Helder, Itaituba, como cidade polo, só tem a ganhar junto com as cidades da redondeza”, disse Dhemisson Santos, coordenador geral da Estação Itaituba. 

Serviços oferecidos - Seplad, com a perícia médica ofertando serviços como avaliação e aposentadoria; Polícia Civil, com a emissão do RG; Detran, com habilitação e serviços gerais de veículos; Seaster, com acesso a programas do governo, como seguro-desemprego e assistência social; Banpará, com serviços bancários em geral; Ministério do Trabalho, com resolução de pendências cadastrais e emissão de carteira de trabalho digital; cartório de protestos, com pesquisa cadastral de pessoa física e jurídica; Conselho Regional de Contabilidade, prestando assistência e orientação aos contadores, e a Jucepa, com serviços de legalidade aos atos do registro público de empresa mercantil e informações mercantis. 

Esses são os órgãos confirmados, até o momento, no rol de serviços da Estação. Os atendimentos serão realizados conforme o agendamento prévio, e de acordo com as demandas oferecidas pelos órgãos parceiros.