Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNHO VERDE

Governo aumenta arborização no Porto Futuro e anuncia projeto de educação ambiental nas escolas

Governador Helder Barbalho amplia investimentos para que o Pará, em especial Belém - sede da COP 30 -, consolidem o caminho da sustentabilidade

Por Carol Menezes (SECOM)
04/06/2023 20h19

Governador Helder Barbalho plantou uma das 50 árvores que vão levar sombreamento ao Porto FuturoO Governo do Pará envia à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta segunda-feira (05), quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, um projeto de lei para incluir educação ambiental do currículo da educação pública estadual. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho na noite deste domingo (040, durante programação no Parque Urbano Porto Futuro, em Belém. A medida visa aprimorar a formação de 575 mil estudantes paraenses. 

Acompanhando da primeira-dama, Daniela Barbalho; da vice-governadora, Hana Ghassan; de secretários de Estado e demais autoridades, Helder Barbalho iniciou o plantio simbólico de 50 árvores, que irão melhorar a arborização no Porto Futuro. A ação ambiental já havia sido iniciada, e se estenderá por todo o mês de junho, em vários pontos do parque urbano.

Helder Barbalho destacou o simbolismo do plantio das árvores “O Pará vive um momento singular, de início da Semana Mundial do Meio Ambiente, com esse simbolismo do plantio, vivendo o anúncio de Belém ser a sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, em 2025, e aproveitamos a semana para dar a largada em projetos estratégicos. Um deles é a inclusão da educação ambiental na grade da educação pública. É importante 'plantar' hoje ações efetivas de fortalecimento contra ilegalidades ambientais, de transição de vocações econômicas, construção de uma economia verde, e de pensar nas gerações futuras - algo que só é possível dentro da sala de aula, no ambiente de formação", ressaltou o governador, declarando ainda esperar que essa atitude seja seguida também pelas redes de educação municipais e particulares.

O psicólogo Idelfonso Canto, que visitava o espaço com a esposa e o filho na tarde de domingo, gostou de saber que o governo vai tornar o Porto Futuro um local mais arborizado. “O espaço é excelente! É muito bonito, muito agradável, mas faltavam essas árvores para ficar ainda melhor”, disse Idelfonso.

Junho Verde - Durante todo o mês de junho vários órgãos do governo estadual, à frente a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participarão de ações relacionadas ao “Junho Verde”, iniciativa sancionada como lei estadual.

Com a nova lei, junho passa a ser o mês dedicado a enfatizar à população a importância dos ecossistemas naturais, dos seres vivos e do combate à poluição e à degradação da natureza, estimulando o conhecimento e a preservação da biodiversidade brasileira.

Fortalecimento - “Na verdade, o Junho Verde vem fortalecer um trabalho que já era realizado pela Semas, justamente em um momento tão importante, quando Belém é escolhida para sediar a COP 30 daqui a pouco mais de dois anos. Torna-se ainda mais importante termos consciência e motivar quem vem debater a Amazônia na Amazônia, com o de melhor que temos”, reforçou Mauro O'de Almeida, titular da Semas.Governador Helder Barbalho, ao lado de várias autoridades, anunciou o projeto de lei que inclui a educação ambiental no conteúdo de ensino público

Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, avaliou o plantio das árvores, que marcou a abertura do Junho Verde, como um sinal positivo de que o governo está em sintonia com as demandas da população.

“O governador dá a partida, e faremos isso pela cidade e em outros municípios, para que tenhamos uma capital e um Estado mais verde. É uma decisão clara do governador de que Belém assumiu sua condição amazônica, para que a população se conscientize de que floresta em pé é fundamental para o clima e para todos”, declarou Nilson Pinto.

Pará já está plantando as sementes de um futuro sustentável e com maior qualidade de vidaTitular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que administra o Porto Futuro, Ursula Vidal disse que o local já foi apropriado pela população como um espaço de lazer, cultura, diversão e meio ambiente. “A gente entende que parque urbano é espaço de pertencimento, e a cidade tem vocação para ser, também, esse espaço verde no coração da Amazônia, e aproveitando essa Semana do Meio Ambiente fizemos essa parceria. Desde que inauguramos, sabíamos que tinha de ser lugar mais aprazível, mais arborizado e de cobertura vegetal mais adensada", acrescentou a secretária, explicando que o plantio simbólico, na verdade, é o transplante de vegetação madura, o que vai permitir que as árvores cresçam mais frondosas e proporcionem mais sombreamento.