Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Estado apresenta Projeto Casulo em evento pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans

O projeto garante atendimento ambulatorial e hospitalar a transexuais, e seus benefícios foram abordados em ação realizada em parceria com a Prefeitura de Belém

Por Mozart Lira (SESPA)
27/01/2023 19h29

O Projeto Casulo, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em maio de 2022 para reestruturar o fluxo ambulatorial e hospitalar no atendimento a pessoas transexuais no Pará, foi apresentado na programação alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, nesta sexta-feira (27), no Solar da Beira, em Belém. 

Organizada pela Prefeitura de Belém, com apoio da Sespa e de outros órgãos públicos que trabalham no combate à transfobia, no respeito às pessoas trans e na garantia de acesso aos serviços de saúde, a ação teve um objetivo em comum: acolher os transgêneros (pessoas transexuais, travestis e não binárias), que não se identificam com o gênero biológico. 

Roda de conversa entre representantes da Sespa, Sesma e sociedade civilDurante roda de conversa realizada com membros da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e da sociedade civil, a diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo, explicou em detalhes o fluxo de atendimento pelo programa e como acessar o processo transexualizador, cujo critério de inclusão permite o ingresso de pessoas com idade mínima de 18 anos, que apresentem identidade de gênero diferente do sexo biológico, em busca de intervenções corporais que as adequem à imagem desejada. 

Diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo (d)“O primeiro passo para quem quer passar pelo processo é procurar o que está sob a gerência das prefeituras, como a Unidade Básica de Saúde e a Equipe de Saúde da Família. São locais que fazem o processo regulatório para o ambulatório da Policlínica Metropolitana, na capital”, informou Carla Figueiredo.

Unidades de atendimento - De acordo com as informações do folder distribuído pela Sespa durante a ação, os pacientes residentes em Belém devem procurar, especificamente, as seguintes Unidades Municipais de Saúde para dar início ao fluxo de atendimento: Vila da Barca, Marambaia, Bengui, Maguari, Guamá, Satélite e Curió, e Estratégia de Saúde da Família (ESF) Outeiro, e no distrito de Mosqueiro a ESF Aeroporto e UMS Maracajá. 

Após o atendimento nesses locais, as pessoas são encaminhadas, via sistema de regulação, para atendimento na Policlínica Metropolitana, por meio de procedimento cadastrado como Clínica Médica – processo transexualizador. “Nesse caso, a Unidade Municipal onde a pessoa foi atendida dará o retorno quanto à data e ao horário de sua consulta na Policlínica Metropolitana”, reforçou Carla Figueiredo.

Na Policlínica Metropolitana é feita a regulação interna das consultas e exames especializados, previstos no Projeto Casulo, de acordo com a necessidade individual de cada paciente. No ambulatório de Dermatologia da Diversidade, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ocorrem as consultas e os procedimentos para afirmação de gênero, regulados a partir da Policlínica.

Os processos cirúrgicos são realizados pelo Hospital Jean Bitar em pacientes acima dos 21 anos, desde que tenham indicação específica e acompanhamento prévio durante dois anos pela equipe multiprofissional do ambulatório de atenção especializada. 

Pacientes cadastrados até maio de 2022 no Ambulatório TT, na Uredipe (Unidade Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais), estão sendo contatados pela Policlínica Metropolitana para oferta de agendamento no novo ambulatório. Em caso de cadastro desatualizado, a pessoa poderá se dirigir ao antigo ambulatório TT da Uredipe e atualizar seus dados.

De junho de 2022 até janeiro de 2023, o Projeto Casulo já viabilizou atendimento para 180 pessoas na Policlínica Metropolitana. Nesse período, foram realizadas mais de 2 mil consultas e 5 mil exames.

Multiplicar informação - Durante o evento no Solar da Beira, dezenas de pessoas visitaram o estande do Projeto Casulo, como a estudante de Jornalismo e modelo Isabella Santorinne, vencedora do concurso Miss Beleza T Brasil 2022. “Importante que as informações desse projeto sejam multiplicadas pelas redes sociais, a fim de que mais pessoas conheçam esse fluxo e os profissionais de saúde dos municípios estejam cientes já dessa linha de atendimento às pessoas trans”, disse Isabella.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans tem como objetivo ressaltar a importância da diversidade e a necessidade de respeito a travestis e transexuais. A campanha contra o preconceito a essa população deu origem ao Dia Nacional - 29 de Janeiro.