Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTRUTURA

Nos 407 anos de Belém, Governo entrega mais de 600 equipamentos e 320 certificações para batedores de açaí

Helder Barbalho também assinou a Ordem de Serviço de reconstrução da Avenida Rômulo Maiorana

Por Governo do Pará (SECOM)
12/01/2023 12h49

Governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, o prefeito Edmilson Rodrigues e demais autoridades na entrega dos equipamentos a batedores de açaí, atividade econômica símbolo da cultura regionalO Governo do Estado entregou na manhã de aniversário de Belém, celebrado nesta quinta-feira (12), 604 equipamentos para melhorar a qualidade do açaí e repassou ainda 320 certificações para os comerciantes do produto que participaram do curso de qualificação e manipulação do fruto.

O governador Helder Barbalho participou da programação festiva que marcou os 407 anos da capital paraense, que ocorreu no estacionamento do Ver-o-Peso. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também esteve presente ao evento, que contou com a participação de parlamentares das esferas municipais e estaduais, além de feirantes e moradores da cidade.

A ação foi resultado de uma parceria das Secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que adquiriu as máquinas, e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que qualificou os comerciantes através de treinamento repassado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).

Uma das comerciantes de açaí mostra o certificado recebido do governador do EstadoUma das contempladas com o kit, que contém um tanque de branqueamento, mesa de seleção e despolpadeira, é Tânia Maria da Luz Silva. Há 25 anos trabalhando com açaí, disse que foi a primeira vez que ganhou todos os itens. Ela acredita que as vendas irão melhorar e o produto, que já era feito com todo o cuidado, só tende a melhorar.

"Vai melhorar para o consumidor e para mim. Eu já fazia com todo cuidado, mas eu tenho certeza que agora vai ficar melhor", declarou.

A batedora de açaí reforçou que "é um grande presente que o nosso governador junto com a equipe programaram para que nós possamos receber hoje os equipamentos pra termos uma melhor estrutura em nossos trabalhos. Ganha Belém e ganha o batedor de açaí ", enfatizou.

Durante a solenidade, o governador Helder Barbalho fez a entrega simbólica dos certificados de qualificação do açaí para uma das batedoras participantes do curso, que foi realizado no distrito de Outeiro, no bairro da Pratinha e na Usina da Paz do Jurunas. O treinamento foi realizado pela Diretoria de Feiras da Sedeme.Helder Barbalho assinou a ordem de serviço para reconstrução da Avenida Rômulo Maiorana, onde fica uma das mais movimentadas feiras livres de BelémNo ato solene, os batedores de açaí também foram contemplados com o selo de qualidade do produto, garantindo assim, que estão aptos a vender um produto com toda a segurança ao consumidor.

Melhorias - Outro comerciante que foi certificado foi Laurito Pena, que há 30 anos trabalha com açaí. Além de destacar a melhoria da qualidade do açaí, ele ressaltou que nunca é tarde para aprender. 

"Eu criei meus filhos e netos com a venda de açaí. Hoje estou muito feliz com esse benefício que o Governo está nos dando", enfatiza. Ele informa que em média bate de 8 a 10 paneiros por dia.  "Hoje em dia tem muita concorrência, mas, quando a gente faz o que ama e se qualifica, a gente fica feliz", arrematou ele, que fez a qualificação na Usipaz do Jurunas.

Helder Barbalho, Edmilson Rodrigues, Hana Ghassan e secretários de Estado na comemoração, com o bolo e o tradicional "parabéns", pelos 407 anos de fundação da capital paraenseOutro beneficiado foi o morador de Outeiro, Marcelino Moreira. Ele disse que há três anos trabalha com açaí e já sentiu a mudança na vida econômica. O comerciante conta que ficou satisfeito de ter recebido o kit açaí e feito o curso. "Essa ação do Governo foi benéfica e chegou em boa hora. Não tínhamos como adquirir esse equipamento, e o açaí está sendo nosso ganha pão. Eu e minha esposa estávamos desempregados", confessa. 

Qualificação - O governador Helder Barbalho reforçou que a melhoria da qualidade do açaí é da maior importância.  O produto, como frisou o chefe do Executivo, faz parte da tradição do paraense e o Governo investe cada vez na melhoria sanitária do fruto.

Ele ainda enfatizou que o curso de qualificação é importante, pois fornece segurança a quem consome o produto, e reforçou a importância do trabalho dos feirantes, citando a relevância dos Instituto Ver-o-Peso e Açaí, que trabalham em parceria com o governo estadual.

Durante o seu pronunciamento, Helder Barbalho deu um outro presente a Belém: assinou a ordem de serviço para a reconstrução da Avenida Rômulo Maiorana. O governador disse que, em parceria com a Prefeitura, o governo continuará a colocar em prática a reestruturação das feiras livres de Belém.

Programa - O secretário João Carlos Ramos, titular da Sedap, disse que a Secretaria investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição desses equipamentos, e que a ação faz parte do Programa de Qualificação do Açaí. "Nós já beneficiamos mais de 2 mil batedores e entregamos mais de 2.300 equipamentos; ainda temos 700 outros kits para serem repassados ", informou o secretário da Sedap.

O secretário José Fernando Gomes, titular da Sedeme, informou que já foram entregues certificações para mais de 1.500 pessoas que foram capacitadas para que se possa atender melhor o cliente. "Para que o consumidor saiba como é feito o manuseio daquele alimento que ele está consumindo. O governador teve o compromisso de criar a Diretoria de Feiras no seu primeiro mandato, então, é mais uma entrega do governo pra sociedade", disse.

Os certificados, segundo informou o secretário, serão afixados nos estabelecimentos.

No final da programação, o governador, sua comitiva e o público presente cantaram os parabéns pelo aniversário de Belém.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap