Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Geral de Tailândia realiza cirurgia de reconstrução de trânsito intestinal

O procedimento foi necessário para que o paciente recuperasse as funções normais do intestino

Por Governo do Pará (SECOM)
04/01/2023 16h45

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou em 2022 quase 3 mil cirurgias, com média mensal superior a 200 procedimentos. Entre elas, uma foi destacada pela equipe profissional da unidade, devido à complexidade: a Reconstrução de Trânsito Intestinal (RTI).

O médico Ronaldo Farias, cirurgião que conduziu o procedimento, informou que o usuário, após sofrer um trauma, necessitou de atendimento de urgência e do procedimento em parte do intestino. “Após certo tempo, é necessário fazer a reconstrução para que o usuário possa retomar suas necessidades normalmente”, explicou o médico.Equipe de cirurgiões do HGT durante o procedimento

Segundo ele, esse procedimento é indicado para pacientes que apresentam doenças que impedem a evacuação normal, como câncer, doenças inflamatórias e lesões causadas por acidentes ou malformação congênita.

Recuperação - O cirurgião ressaltou que a recuperação costuma ser tranquila, pois o paciente fica em acompanhamento na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da unidade. “As cirurgias de reconstrução intestinal podem ser simples ou complexas, dependendo do tipo de estoma, das condições do paciente e da doença de base que causou a necessidade da confecção dele”, acrescentou Ronaldo Farias.

Paciente Maycon dos Santos está em recuperaçãoO paciente Maycon dos Santos, 23 anos, sofreu uma agressão há dois anos e precisou de colostomia. Agora, com a intervenção cirúrgica, aprovou o atendimento e disse que concentra suas forças na recuperação. “O médico tirou todas as minhas dúvidas. Ele vem todos os dias aqui no leito, e conversamos. É muito atencioso. Um ótimo profissional. Estou bem seguro”, garantiu.

Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia, na região Sudeste, possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim - Ascom/HGT