Teatro Museu da Marujada é entregue reconstruído e ganha as bençãos de São Benedito
Em Bragança, população ficou encantada com o novo espaço e celebrou a festa que é uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Brasil
Um dos palcos da tradicional Festa de São Benedito, o "Santo Preto", como é carinhosamente chamado pela população de Bragança, o Teatro Museu da Marujada foi entregue nesta segunda-feira (26/12) totalmente reconstruído. A obra, que agradou a todo, foi realizada por meio de convênio entre o Governo do Pará e a prefeitura do município. Entre as melhorias, o espaço recebeu piso, pintura, climatização do ambiente, banheiros, cobertura, recuperação da fachada e novo sistema elétrico, ofertando beleza e conforto para à população.
No total, foram investidos no espaço R$ 778.320,85. A obra ainda empregou mais de 50 pessoas da Irmandade da Marujada de São Benedito. "Estamos em mais uma Marujada para homenagear São Benedito. Parabéns ao nosso Santo Preto, parabéns a todos os marujos e marujas, a todos que fazem desta uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Brasil. Que São Benedito e o menino Jesus possam iluminar e abençoar a todos nós", disse o governador do Estado, Helder Barbalho, presente na entrega do novo espaço.
“Há mais de 20 anos, faço parte dessa confraternização do povo bragantino, mesmo me mudando de cidade. Para mim é muito orgulho, nossa devoção é muito forte em São Benedito. Em nome da Marujada de Bragança, eu só tenho a agradecer pelo novo museu. É um presente que ganhamos”, comemorou Benedito da Costa, marujo, como são chamados os homens brincantes da festividade.
Também presente na cerimônia de entrega, o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, frisou que essa iniciativa vai fortalecer a cultura e a tradição da Marujada e da cultura bragantina como um todo. "Sem dúvida nenhuma, o Governo do Pará, em parceria com a Prefeitura de Bragança, se orgulha de voltar a entregar reformado o Teatro Museu da Marujada, que é um espaço que vai abrigar e fortalecer cada vez mais essa manifestação que é patrimônio imaterial e cultural do Estado do Pará. Para nós, da Secretaria de Cultura, é importantíssimo fomentarmos e cada vez mais desenvolvermos e expandirmos a cultura ligada a devoção em todos os territórios do Pará", comentou o secretário.
"Hoje nós estamos realizando uma das maiores festas do nosso município: a festa de São Benedito. E nós todos rogamos a ele que em seu manto traga felicidade, paz, harmonia, o trabalho para o nosso município, dê proteção ao nosso governador, toda a família dele, a vice e proteção a todos os bragantinos e todos os brasileiros. Aqui fica meu agradecimento ao governador Helder Barbalho, ao senador Jader Barbalho e a dona Elcione Barbalho", ressaltou o prefeito de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira.
Pronta para se apresentar no encerramento da festividade, a cantora Fafá de Belém destacou a importância da celebração. "A nossa festa é inclusiva, todos estão juntos em uma mesma alegria. É uma honra muito grande poder estar aqui e trazer convidados pra entenderem que a gente é diferente, a gente é firmeza", pontuou a cantora.