Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'PEDALANDO PELA VIDA'

Passeio ciclístico abre Semana do Doador de Sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/11/2017 00h00

Uma manhã de alegria e conscientização. Assim foi o sábado para mais de 800 pessoas que participaram do II Passeio Ciclístico Pedalando Pela Vida. O evento, promovido pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), marca o início da Semana do Doador, realizada para homenagear todos aqueles que disponibilizam um pouco de seu tempo para doar sangue, já que dia 25 é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Durante a manhã, houve 228 comparecimentos de voluntários, sendo 140 aptos à doação.

O Pedalando Pela Vida percorreu os bairros de Batista Campos, Comércio, Cidade Velha, Jurunas e Cremação, um total de 11,5 quilômetros, e reuniu pessoas de todas as idades. O irmãos Reinaldo e João Trindade, de 8 e 13 anos, eram só animação. “Sempre que venho num passeio assim, eu aprendo muitas coisas. Também faz muito bem pra minha saúde”, alegra-se Reinaldo.

O pai dos meninos, o autônomo Saíde Trindade, conta que tinha uma vida sedentária. Quando exames de sangue de rotina mostraram diversas alterações, ele resolveu adotar hábitos mais saudáveis. “Resolvi comer melhor e fazer atividade física. Isso melhorou muito a minha vida. Então passei a incentivar os meninos a fazerem o mesmo. Se todos pensassem no amanhã, o mundo seria muito mais saudável”, fala Saíde que, com boa saúde, passou a doar sangue.

A estudante Vanessa Lima tinha companhia inusitada na cesta da bicicleta: Tom, um cachorro de seis meses de idade. Ela conta que esse já é o terceiro passeio participa. “Soube do ‘Pedalando’ pela internet e me inscrevi logo. Eu não posso doar sangue, mas minha família inteira doa e sei como isso é importante. Essa mobilização é fundamental para chamar a atenção das pessoas”.

A presidente da Fundação Hemopa, Ana Suely Saraiva, ressalta que a semana do doador é um dos eventos mais importantes da instituição. “É a oportunidade que nós temos pra fazer um verdadeiro reconhecimento para o doador de sangue. Ele é parte fundamental na nossa missão. Além desse agradecimento, essa semana é fundamental para sensibilizar mais voluntários. Ações como o Pedalando pela Vida chamam a atenção das pessoas para a causa da doação de sangue que é um ato de fazer o bem sem olhar a quem”.

Para que tais iniciativas ocorram é necessário o envolvimento de muita gente, o que incluí a parceria com grupos e instituições, como o Serviço Social da Indústria (Sesi), Faculdade Maurício de Nassau, Cruz Vermelha, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel) e Núcleo de Esporte e Lazer (NEL/SEDUC). Outro parceiro do Pedalando Pela Vida é o Pará Moto Clube. “A doação de sangue virou uma causa do nosso grupo. Nossa van foi até adesivada com o tema para ajudar o Hemopa a atrair mais voluntários”, ressalta o presidente do grupo, Flávio Campos.

Na chegada do passeio ciclístico, houve mais atividade física. O Grupo Top Ritmos ministrou aula de ritmos e também sorteio de brindes disponibilizados por parceiros.

Trote Solidário: Ainda na manhã de sábado, os 145 alunos do curso de formação de oficiais da Polícia Militar 2017 (aprovados em concurso público de 2016) participaram de um trote solidário no Hemopa. O comandante da academia, Ten. Cel. PM Adenilso, relata que houve a conscientização dos integrantes. “Conversamos com eles, mostramos a importância da doação, de como um ato simples pode ajudar muita gente. Todos eles aceitaram e quiseram doar. A ideia é trabalhar na cabeça deles todas as formas de participação na coletividade e que eles levem isso para toda a vida. Temos que servir e proteger a sociedade; a doação de sangue é uma forma de fazer isso”.

Valdenor Martins foi um dos 145 alunos que participou da iniciativa. “Sou do Maranhão e já tinha doado sangue lá. Achei uma ideia ótima, porque está mostrando um lado bem solidário da gente. As pessoas têm medo de doar. Mas quando doa a primeira vez, todo o medo passa e a gente já fica pensando na próxima doação”, anima-se.

O tenente Ramiro aproveitou para também fazer seu ato solidário. “Quando entrei na carreira militar, também participei dessa dinâmica. A PM precisa ter esse vínculo com a sociedade. Nós realizamos diversas campanhas solidárias para ajudar entidades que precisam de apoio social. Temos que fazer nossa parte”.

Semana do Doador: A programação em homenagem ao doador segue até o dia 25 de novembro. Ao longo da semana haverá ações de incentivo à doação de sangue. No encerramento, a Fundação preparou um grande “parabéns” para homenagear cada voluntário, além de diversas atrações culturais em uma estrutura montada no pátio do Hemocentro.

O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h.