Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Em Tailândia, Governo equipa órgão de trânsito com coletes balísticos

Os coletes são um instrumento para garantir condição de trabalho e fortalecimento para os prestadores de serviço

Por Roberta Meireles (SEGUP)
26/10/2022 18h24

Nesta quarta-feira (26), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou mais um investimento nas forças de segurança com a entrega de 16 coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito de Tailândia. O objetivo é salvaguardar a integridade física de agentes em operações e nas suas atividades fim. 

Em agenda no município o governador do Pará, Helder Barbalho, exaltou os investimentos que têm sido realizados na área da segurança, fortalecendo a parceria com os municípios. “Estamos avançando nas parcerias entre o Sistema de Segurança Pública do Estado integrado com o Sistema Municipal, seja com os departamentos de trânsito, seja com as guardas municipais. Os coletes balísticos são um instrumento para garantir condição de trabalho e fortalecimento para os prestadores de serviço em cada município do Estado”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.

Presente na entrega, o prefeito do município, Paulo “Macarrão” Jasper, agradeceu o repasse, que valoriza e protege os agentes que estão na rua. “Os coletes balísticos chegam em boa hora. Além da preparação técnica, precisamos de equipamentos adequados para os nossos guardas de trânsito”, disse.

Os coletes estão incluídos na Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (PEOSP), explica o Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado. Serão contempladas 63 cidades do Pará que possuem o trânsito municipalizado e, ao todo, serão entregues 1.100 equipamentos para todos esses municípios.

“Dentro do Plano Estadual de Segurança há o PEOSP pensando nessa valorização nos municípios com ações voltadas para as guardas e órgãos de trânsito. É pensar na Segurança Pública em suas várias instâncias dentro do Estado e assim estamos fazendo. O novo colete traz dignidade para o agente que está nas ruas, fortalecendo nossa estratégia e beneficiando a população”, destacou.

PEOSP

A Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública faz parte de um dos eixos do Plano Estadual de Segurança Pública, sendo essencial para que haja uma integração do Estado e municípios. O objetivo é aproximar e fortalecer cada vez mais as instituições municipais com investimentos, como a cessão de coletes balísticos e o investimento em capacitações, para que possam atuar de forma assertiva e qualificada em todo o território paraense.

Segundo o secretário executivo do Conselho Estadual de Trânsito, Coronel Erick Miranda, a iniciativa é uma forma que o Estado tem de reforçar os órgãos municipais de trânsito no conjunto com os demais órgãos. “Para que o servidor municipal possa durante as suas atribuições, seja particular quanto em operação, possa ter a sua vida preservada. Mais uma ação articulada entre Município e Estado”, pontuou.

Texto: André Macedo / Ascom Segup