Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação Hemopa comemora aumento de mais de 17% de doações de sangue no mês de junho

Entre os critérios para a doação, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação; e estar bem alimentado

Por Vera Rojas (HEMOPA)
01/07/2022 15h19

Lucas Gomes no ato de doaçãoA Fundação Hemopa encerrou o mês de junho com 5.349 bolsas de sangue coletadas que representa um aumento de mais de 17% em relação ao mês de maio, onde foram efetivadas 4.560 doações de sangue. O total de coletas em junho vão beneficiar cerca de 21.400 pacientes internados na rede hospitalar, pública e privada.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores, a assistente social, Juciara Farias, a campanha junina “Um toque de amor que salva vidas” , associada à campanha nacional do Junho Vermelho, contou com a participação de instituições parceiras de todas as esferas, inclusive ONG´s. “Isso é fundamental para o sucesso de nossas ações que têm a finalidade de, cada vez mais, salvar vidas com a doação de sangue de pessoas sensíveis e solidárias com o próximo. Só temos a agradecer”.

Entre essas pessoas está o estudante de fisioterapia, Lucas Gomes, 24, que repete este ato solidário há mais de cinco anos. Sua atitude solidária foi inspiração de seu avô que era doador. “Eu cresci ouvindo meu avô falar da importância da doação de sangue para ajudar pessoas. Ele só deixou de doar por motivos de problema de saúde. O Incentivo que eu deixo é para  galera mais jovem. Não tenham medo, porque além de ser bem tranqüilo, o procedimento  salva a vida de alguém”, disse o doador com tipagem sanguínea A positivo.Presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu aos servidores

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, não esconde a satisfação pelo saldo de doações de sangue no mês passado. “É com muita alegria que recebo essa informação que reflete não apenas o empenho do trabalho de nossa equipe em captar voluntários da causa para quem eu estendendo meu muito obrigado e agradecimento pela atitude nobre de doar sangue. Foram mais 789 bolsas em junho em relação a maio. São números que representam vida, esperança, sorrisos. Obrigado a todos doadores”.

Doador Natanael Vinagre segue exemplos de avô, tios e do pai Aos 61 anos de idade, Natanael Vinagre, faz parte de um grupo muito especial de doadores: os fidelizados. Isso quer dizer que pratica o ato  solidário periodicamente. O motorista tem sangue tipo A Positivo, e doa sangue desde 1980. Na verdade essa prática é comum em seus familiares também. “Meu avô doava, meus tios e meu pai também. Hoje eu incentivo meus filhos, e meus irmãos. Doar sangue não dói nada e  só faz o bem”.

Confira os critérios para a doação:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 kg;

- Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);

- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Para mais informações: 08002808118 de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.