Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E CONHECIMENTO

UsiPaz Bengui inicia programação de férias com visita ao Planetário do Pará

Crianças e adolescentes que residem no Bengui entraram em contato com o conhecimento sobre o universo de forma lúdica

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
01/07/2022 14h33

“Eu achei tudo muito bom. Agradeço à equipe da Usina da Paz por me dar essa oportunidade de ir ao Planetário. Eu pude alimentar todas as curiosidades que tinha sobre os planetas, como se é possível morar em marte. Eu estou muito feliz de estar aqui”, disse Maria Clara, 12 anos, que nunca havia entrado no Centro de Ciências e Planetário do Pará, e nesta sexta-feira (01) visitou o espaço ao lado de 29 crianças moradoras do Bengui, em Belém, no primeiro dia da programação de férias organizada pela UsiPaz instalada pelo governo do Estado no bairro. 

A gerente-geral da UsiPaz, Juliana Chaves, deu mais detalhes sobre essa e outras atividades preparadas para o mês de julho. “Essa é nossa primeira atividade nesse mês de julho. Nós agendamos algumas outras coisas com as crianças devido a esse período de férias. O objetivo de trazê-los aqui hoje é para que, mesmo de férias, eles adquiram conhecimento, só que de uma forma mais leve. Aprender brincando, conhecer e enxergar as coisas sob uma ótica diferente da sala de aula”, informou Juliana Chaves.

A inscrição para a dinâmica foi oferecida a crianças e adolescente de 5 a 17 anos, do Bengui e entorno. A atividade iniciou pela Cúpula de Projeção Kwarahy, espaço onde os visitantes puderam assistir ao filme “A Quinca, o Pititi e o Albireu”. Projetado de modo realista, o filme conta a história de dois irmãos que viajam pelo cosmo, e juntos conhecem um pouco sobre os planetas do sistema solar, o satélite natural, galáxias, nebulosas, e identificam algumas constelações. Ao final, a turma tirou dúvidas sobre o assunto com a ajuda dos monitores que trabalham no local.

Descoberta - Para Laura Sofia de Sousa, a manhã foi de descobertas. “Achei bem interessante. Eu não sabia que a Lua não tinha nenhuma proteção, e que por isso ela tem muitos buracos, devido aos meteoros e pedras”, contou. A adolescente de 14 anos também não conhecia o Planetário. Laura participa das aulas de basquete na Usina da Paz Bengui, e agradeceu pela oportunidade de estar no espaço, vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O passeio prosseguiu com a visita à Sala de Química, onde os monitores realizaram uma experiência para mostrar aos alunos como os elementos da tabela periódica reagem a cada combinação. Os visitantes também viram de perto as peças em exposição.

Aula experimental - Caio Santos, integrante da equipe de monitores, explicou a finalidade do Planetário. “Aqui é um espaço não formal de ensino. A gente não usa um quadro, não usa fórmulas, não ensina nenhum tipo de ciência através de um roteiro fixo. A gente sempre tenta malear o nosso público à explicação dos experimentos. Em outras palavras, o Centro de Ciências e Planetário do Pará serve como uma aula experimental para as crianças e adolescentes que tentam buscar um conhecimento diferente daquele repassado em sala de aula”, ressaltou.

Ravi Nonato, 12 anos, é aluno do 7° ano do ensino fundamental e conseguiu, em uma manhã, brincar e aprender fora do ambiente escolar tradicional. “É a primeira que venho aqui, e estou me divertindo muito e aprendendo muitas coisas”, informou.

O Centro de Ciências e Planetário do Pará trabalha com duas modalidades de visitação: escolar, em que os responsáveis pelas unidades de ensino devem entrar em contato com o espaço para agendar a visita das turmas, e a modalidade livre, na qual qualquer pessoa pode ter acesso aos setores e serviços com o acompanhamento de um monitor, que vai guiando e sanando as possíveis dúvidas.

As visitações estão disponíveis de terça a sábado, a partir das 09 h, com entrada custando R$ 10,00 para não estudantes e R$ 5,00 para estudantes. O Planetário está localizado na Avenida Augusto Montenegro, bairro Mangueirão.