Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Governo do Estado faz entrega inédita de equipamentos para feirantes da Ilha de Outeiro

Iniciativa da Sedeme cumpre a estratégia de promover melhores condições de comercialização de produtos em feiras e mercados da capital e do interior

Por Igor Nascimento (SEDEME)
01/07/2022 13h19

O Governo do Pará entregou, nesta sexta-feira, 1.426 equipamentos para feirantes e ambulantes do Distrito de Outeiro, em Belém. A ação, realizada na quadra de uma escola local, atendeu 353 trabalhadores das Praias Grande, do Amor, Belo Paraíso, da Brasília e do Barro Branco. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), via Diretoria de Feiras e Mercados, em parceria com o Instituto Ver-o-Peso. Trata-se do cumprimento da estratégia do governo estadual de promover melhores condições para o desenvolvimento de atividades comerciais em feiras e mercados no Estado, incentivando a formalização e qualificação dos profissionais e contribuindo com a melhoria da infraestrutura desses espaços.

Foram entregues 29 balanças, 40 basquetas, 22 chairas, 144 estufas, 14 expositores, 22 facas, 118 fogões 2 bocas, 183 fogões 4 bocas, 136 freezers, 14 suqueiras e 176 panelas de pressão, médias, grandes e tipo escorredor. 

“Estamos beneficiando mais de 350 feirantes com mais de 1.400 equipamentos que, sem dúvida alguma, vão permitir com que esses trabalhadores aqui de Outeiro melhorem suas vendas e tenham mais emprego e renda, que é o nosso principal objetivo”, disse o secretário da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior. 

Manoel Rendeiro, diretor de Feiras e Mercados da Sedeme, conhecido como "Didi do Ver-o-Peso", disse que é a primeira vez que os feirantes de Outeiro recebem a doação de equipamentos para melhorar o serviço que prestam às população.

"Isso aconteceu graças ao nosso Governador Helder Barbalho, que sempre amparou os feirantes, ambulantes e outros tipos de trabalhadores, e que também foi responsável pela criação da Diretoria de Feiras e Mercados, que trouxe muito benefício para a nossa categoria, porque agora temos espaço no Governo", declarou.

Deputada Elcione Barbalho participou do ato de entrega e destacou que o governo do Estado tem comopromisso com os trabalhadores A deputada Elcione Barbalho, que também esteve presente na ocasião, deu ênfase ao trabalho do governo e em seu resultado. "Esse tipo de ação é fruto de uma semente que o nosso governo plantou há muito tempo, programas sociais que ajudam as pessoas através da entrega de condições de trabalho dignos que garantam o seu sustento", disse.

Ineditismo - Rose Modesto, liderança comunitária da Ilha, agradeceu pelos equipamentos recebidos e destacou que a entrega é inédita no município. “Agradecemos ao nosso governador, ao Didi do Ver-o-Peso, ao secretário da Sedeme e a todos. Precisamos nos unir. Hoje é um dia ímpar para a nossa ilha, porque nunca aconteceu antes de nós sermos comtemplados pelo governador do Estado através do Instituto Ver-o-Peso, que agora atende a nossa ilha toda”, informou. 

Abel Modesto, morador de Outeiro que trabalha há 38 anos com venda de açaí e peixe no Ver-o-Peso, disse estar satisfeito com os equipamentos que recebeu, especialmente porque o custo desses materiais é elevado. “Trabalho no Ver-o-Peso já há várias gerações na família e sabemos que um freezer custa caro, assim como todos os materiais são, então ganharmos por doação do Governo do Estado é muito melhor. É a primeira vez que estou tendo a oportunidade de ser beneficiado pelo governo”, disse.