Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Estado conclui entrega de todas as 448 unidades do conjunto Riacho Doce, em Belém

As entregas finais previstas para dezembro deste ano foram antecipadas em seis meses, consolidando o compromisso do governo do Estado com moradias dignas

Por Ronan Frias (DETRAN)
01/07/2022 12h34

Governador, a primeira-dama, Daniela Barbalho; o titular da Cohab, Orlando Reis; e os novos moradores do residencial Riacho DocePriorizando a moradia digna e de qualidade, o governo estadual, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), entregou, nesta sexta-feira (1º), as últimas 174 Unidades Habitacionais do empreendimento Riacho Doce, na avenida Tucunduba com avenida Barão de Igarapé Miri, no bairro Montese (Terra Firme), em Belém. Com a entrega de hoje, todas as 448 unidades previstas no projeto foram construídas, concluídas e repassadas para os moradores. 

“No dia em que assinamos a ordem de serviço, nós dissemos que a obra ficaria pronta até dezembro de 2022. Estamos entregando em julho de 2022, com 6 meses de antecipação. Portanto, demonstrando que o que antes, no passado, era obra parada, agora, a gente antecipa prazo e entrega antes para melhorar a vida da nossa gente”, destacou Helder Barbalho, durante a entrega.

O evento de hoje representa o compromisso da atual gestão em garantir avanços na qualidade das moradias da população paraense. De acordo com Orlando Reis, presidente da Cohab, a ação é um marco na história da habitação em Belém e na vida das famílias beneficiadas. “Foram aproximadamente 16 anos de abandono e hoje a atual gestão concluiu a entrega das 448 unidades. Vamos dar início agora a regularização fundiária da área, o que é um marco para a população que agora vai poder viver esse sonho”.

Esta é a terceira entrega deste tipo realizada pela gestão atual. As outras duas anteriores ocorreram no início deste mês de junho e em dezembro de 2021. O titular da Sedop, Ruy Cabral, explicou que as famílias beneficiadas na ação de hoje fazem parte de remanejamentos na área do canal do Tucunduba.

“Estamos finalizando a obra com a entrega. Graças a intervenção do governo do Estado, estamos entregando as chaves do imoveis para os moradores que antes habitavam a área do tucunduba em condições precárias. Hoje estamos devolvendo uma moradia com mais qualidade”, afimou o titular da Sedop.  

O abraço apaertado da moradora traduz a gratidão ao governadorDona Elzanha Araújo Rayol vai morar no bloco 3 e conta que o novo apartamento é bem diferente de onde ela morava antes. “Eu saí de uma invasão onde só existiam pontes e eu nunca esperei que viesse esse apartamento. Eu estou muito grata a todos que participaram desse projeto. Vou morar com meus filhos e netos”, comemorou a doméstica. 

Os apartamentos entregues hoje estão localizados nos blocos 03, 04, 05, 06, 07 além das unidades dos blocos 28, 29, 30, 31, 34, 35 e 36.  Cada bloco possui 4 andares e 4 apartamentos por pavimento. Os imóveis entregues nesta etapa possuem dois tipos de plantas. A primeira mede 47,09 metros quadrados (m²), divididos em sala de estar e jantar, três dormitórios, cozinha e área de serviço. Já a segunda é composta por  unidades habitacionais de 39,74 m², com uma sala de estar e jantar, dois dormitórios, uma cozinha e área condominial, com pista de acesso pavimentada em bloquete e piso-grama no entorno dos blocos. Na área externa há pista de acesso pavimentada em bloquete, pisograma no entorno dos blocos, estacionamento com vagas, praça, bancos em concreto com encosto, iluminação pública e área gramada.

O atendimento e seleção das famílias selecionadas para serem contempladas pelas unidades habitacionais do Residencial Riacho Doce são realizados pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). As obras de construção foram executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop).

Governador Helder Barbalho: "A gente antecipa prazo e entrega antes para melhorar a vida da nossa gente”, destacou ele.Sobre o Residencial Riacho Doce:

Iniciadas em 2006, as obras nos Conjuntos Riacho Doce I, II e III se arrastaram durante anos, até serem retomadas pela atual gestão do Governo do Estado. A construção das unidades faz parte do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que está mudando a realidade de bairros como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco. O empreendimento garante, além de saneamento básico e mobilidade urbana, moradia digna para famílias que precisaram ser remanejadas por conta das intervenções no canal ou estavam inscritas em programas de assistência habitacional do governo.