Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MISSÃO

Professora da rede pública estadual é selecionada para formação continuada na Suíça

Bárbara Castro faz parte da comitiva de 20 brasileiros escolhidos para conhecer o maior Laboratório de Física de Partículas do mundo

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
01/07/2022 12h31

Em sala de aula, a professora Bárbara Castro, na Escola Estadual Prof. Maurício Hamoy, em Óbidos, no Baixo Amazonas Bárbara Castro, professora da rede pública estadual, foi escolhida para um curso na Escola de Física da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça. A profissional da educação leciona para turmas da Escola Estadual Prof. Maurício Hamoy, em Óbidos, na região do Baixo Amazonas, e tem a missão de ser a única representante paraense neste intercâmbio de conhecimento que será em setembro deste ano.

Ela e outros 19 brasileiros selecionados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) terão a oportunidade de aprofundar suas habilidades didático-pedagógicas na Escola de Física do CERN, considerado o maior e mais moderno Laboratório de Física de Partículas do mundo. O local possui o maior acelerador de partículas já construído, localizado na fronteira Franco-Suíça, perto de Genebra.

A professora Bárbara Castro terá a oportunidade de se qualificar no Laboratório de Física, na fronteira entre a França e SuíçaDesde 2007, o programa tem mantido uma Escola de Física destinada a professores falantes de Língua Portuguesa. Vale lembrar que esta é uma iniciativa organizada pelo CERN e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa, com a colaboração da SBF, São Paulo Research and Analysis Center (Sprace), Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae) e do Instituto Principia. 

Satisfação

A docente Bárbara Castro possui licenciatura em Física, e é mestra em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). A educadora afirma que é uma honra compor o quadro de professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e fala do orgulho em ser escolhida para participar da formação continuada no exterior.

“Recentemente tive esse compromisso renovado ao ser escolhida em meio a tantos outros profissionais capacitados, para estar representando a docência do Estado do Pará e, consequentemente, da Amazônia, nesse curso em uma das maiores organizações científicas do mundo, o CERN. Fato esse de grande relevância para mim, como professora e para todos os alunos da rede estadual de ensino”, ressaltou.

A especialista disse, ainda, que participar de uma formação como essa, em um dos maiores laboratórios do mundo, ao lado dos melhores pesquisadores, é uma experiência sem igual. “Assim como os jovens que hoje fazem parte da rede pública de ensino, também vim por este mesmo caminho e segui minha trajetória na universidade pública. Meu desejo é que esses mesmos estudantes que ocupam hoje as carteiras das escolas, também se sintam confiantes e determinados em alcançar seus objetivos, por mais grandiosos que eles sejam”, complementou Bárbara Castro.

Protagonismo

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, celebrou a conquista e afirma que tem sido cada vez mais frequente o protagonismo dos professores da Seduc, que desempenham um papel indispensável na formação educacional de aproximadamente 600 mil estudantes em todo o Pará.

“O educador é o profissional que tem a missão de repassar conhecimentos, orientar, formar valores e ajudar a construir o futuro de uma sociedade. Neste momento, parabenizo a professora Bárbara, por essa brilhante conquista e por representar o município de Óbidos e o estado do Pará nesta viagem que vai lhe proporcionar mais conhecimento sobre a sua área de formação”, enfatizou. 

Texto: Em colaboração com Yasmin Seraphico/Ascom Seduc