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Programas Pré-Operatório Rápido e Triagem Pós-Covid já realizaram cerca de 55 mil consultas

Iniciativas ajudam reduzir o tempo de espera por exames e consultas para qualquer modalidade cirúrgica na rede pública de saúde

Por Giovanna Abreu (SECOM)
01/07/2022 12h45

Desde a criação, em outubro de 2020, até o dia 28 junho de 2022, o programa ‘Pré-Operatório Rápido’, desenvolvido pela Policlínica Metropolitana, já alcançou a marca de 22.827 consultas médicas nas especialidades de anestesiologia, cardiologia e pediatria, além de mais de 222 mil exames (raio X, eletrocardiograma, ecocardiograma, espirometria e laboratoriais) e 13,7 mil pacientes atendidos. O Programa é uma estratégia do Governo do Estado para reduzir o tempo de espera por exames e consultas para qualquer modalidade cirúrgica, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

“É uma iniciativa arrojada e garante o acesso da sociedade a uma série de profissionais da saúde especializados e dá agilidade para cirurgias eletivas na rede hospitalar estadual. O programa foi lançado em meio de uma pandemia e desafogou a demanda de outras unidades que estavam ultrapassando a capacidade instalada, dando fluidez ao tratamento de outras doenças. Com a entrega das policlínicas do Lago de Tucuruí e dos Caetés, há uma projeção de que este serviço da Poli Metropolitana também seja implantado nelas”, explica o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho.

O comerciante Osvaldo Cruz, de 56 anos, aguardava há um ano para fazer uma cirurgia na vesícula. "Precisava fazer vários exames e consultas com diferentes especialidades de médicos para operar. Estava marcando para um outro hospital, até que me informaram que na Policlínica faria tudo no mesmo dia. Depois que eu agendei, em 15 dias já estava encaminhado. Vale a pena, pois até os exames a Poli oferece", diz. 

Triagem Pós-Covid

Desde o seu lançamento, em setembro de 2020 até o mês de junho deste ano, mais de 31,7 mil consultas médicas (clínica médica e pediatria) já foram realizadas, até junho de 2022, pelo ‘Triagem Pós-Covid’. Cerca de 463 mil exames (laboratório, eletrocardiograma e raio X) e 5,7 mil consultas não médicas (fonoaudiologia, nutrição, psicologia) já foram registradas neste ano pelo programa, que trata adultos e crianças, com um serviço especializado no atendimento de pacientes que apresentam queixas clínicas relacionadas ao contágio com o coronavírus.

“As pessoas que tiveram alguma alteração no paladar, na audição, que sentem mais fadiga e indisposição, ou constantes dores musculares ou na cabeça, após ter tido a Covid, podem nos procurar. É destinado a pacientes que foram acometidos pela Covid-19 e que ficaram com sequelas. Essas queixas clínicas precisam e devem ser investigadas e também tratadas. Temos uma equipe multidisciplinar especializada para atender a população paraense ", explica a diretora da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes. 

O motorista de ônibus, Thiago Lima, de 56 anos, ficou com sequelas na audição, após contrair o coronavírus, em maio de 2021. “Esse programa me ajudou muito, de uma forma incrível, no tratamento. Passei por dois especialistas, fiz exames, tudo em um único lugar. O mais importante é que é um atendimento especializado por profissionais que estiveram à frente dos atendimentos da doença”, ressalta.

A dona de casa, Nelma Rosa, de 44 anos, contraiu o vírus em março de 2021 e precisou ficar internada durante 10 dias. “Depois de dois meses que saí do hospital, comecei a sentir dores na cabeça e uma estafa maior que a normal. Procurei o atendimento na Policlínica através do WhatsApp, e desde então, fui acompanhada por um clínico, para o cardiologista e, também ao neurologista. Além disso, fiz vários exames na unidade. Tudo excelente”, conta.

Policlínica Metropolitana

Foi criada estrategicamente para ser uma Central de Diagnóstico de média complexidade, garantindo o acesso da sociedade a uma série de profissionais da saúde especializados. Os programas possibilitam aos pacientes que realizem consultas e exames em apenas um lugar, para que sejam direcionados para modalidade cirúrgicas, ou para rastreio de sequelas pós-Covid. 

Serviço: Agendamento para os programas: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo o e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br. Como funciona: Pelo WhatsApp, a marcação é eletrônica. A ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado.