Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SÃO JOÃO

Unidade da Fasepa realiza festa junina com Arraial do Pavulagem

Evento contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

Por Governo do Pará (SECOM)
01/07/2022 11h05

Na agenda do mês junino, a Fundação de Atendimento Socieoeducativo do Pará (Fasepa) realizou mais um evento em uma de suas unidades para trazer não apenas lazer, mas também questões culturais e educativas que contribuem positivamente para o processo de ressocialização de jovens em conflito com a lei. Uma parceira inédita com o grupo de música regional Arraial do Pavulagem foi firmada para fazer parte da festa junina do Centro Socioeducativo Masculino (Csem), que teve dinâmicas desenvolvidas ao longo do mês pela equipe pedagógica da unidade juntamente com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Além da apresentação do Pavulagem, houve apresentações de dança de jovens da unidade, das socioeducandas do Centro Socioeducativo Feminino (Cesef) e da banda Faseparte.

A diretora de atendimento socioeducativo da fundação, Vilma Moraes, esteve presente na festa e comentou que eventos como esses são extremamente importantes uma vez que "a cultura também faz parte do processo socioeducativo. Estamos presenciando o protagonismo socioeducativo com todos esses jovens sendo tratados como sujeito de direitos. Eles estão aqui nesse processo de execução judicial e o Estado direcionou esses dois órgãos (Fasepa e Seduc), que se juntam para garantir essa transformação”, ressaltou.

Michely Alves, professora da Seduc, pontuou que o caráter educacional da festividade dentro das unidades faz muito diferença durante a formação dos socioeducandos. “É muito relevante trazer a cultura para esse espaço. Os jovens precisam conhecer, precisam estar familiarizados não apenas com a nossa cultura, mas com várias, já que acabamos tendo um sentimento de pertencimento maior a partir do momento em que conhecemos mais de onde vivemos”.

Nelma Freire, do Arraial do Pavulagem, relatou que a equipe ficou muito feliz com a experiência e que tem expectativa de apresentações em outras unidades da fundação futuramente. "Foi a primeira vez que recebemos esse convite da Fasepa e de início logo eu achei muito interessante e também muito importante tanto para os jovens quanto para nós, porque já nos apresentamos em hospitais e em outros lugares, mas nunca em uma unidade de atendimento socioeducativo. Então nós abraçamos essa ideia, passei a ideia para a produção do arraial e tivemos sucesso. Foi uma experiência muito prazerosa para nós, a equipe gostou muito e pretendemos manter essa parceria em mais ações", destacou Nelma.

O monitor do Csem, Dirceu Duarte, contou um pouco sobre como se deu o processo de trabalho com os socioeducandos para chegar ao evento. “Quando nós consideramos em dar um tema para a festa junina, nós optamos por essa questão mais cultural e então pensamos no Arraial do Pavulagem e trabalhar essa temática nas aulas porque educação e cultura juntas são fundamentais. Então dialogamos com a Seduc e eles adoraram a ideia, fizemos todo o planejamento de como se daria o mês até essa culminância de hoje. Os professores trabalharam em sala de aula documentários sobre o Pavulagem, construíram com os socioeducandos os chapéus, ensaiaram as apresentações, etc.

Sobre o aprendizado e envolvimento por parte dos socieoducandos da unidade, Dirceu avalia como “o melhor possível, durante as aulas eles perguntavam, queriam saber mais, porque também muitos não são daqui e realmente não conheciam e tiveram esse contato por meio da dança, da produção dos chapéus", completou.

As demais unidades de atendimento socioeducativo da Fundação também realizaram festas e programações juninas no decorrer do mês.

 Texto: Kauanny Cohen/Ascom Fasepa