Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMPLIAÇÃO

Governo do Estado expande atendimento hospitalar de alta complexidade e fortalece o SUS no Pará

Em 42 meses, cinco hospitais regionais foram entregues à população

Por Roberta Vilanova (SESPA)
01/07/2022 09h07

Paciente recebe cuidados em hospital público em Marabá, no sudeste do ParáO Governo do Estado do Pará faz um balanço dos investimentos realizados em média e alta complexidade na área hospitalar durante esses três anos e meio de gestão, ampliando cada vez mais o número de pessoas beneficiadas com o acesso a serviços especializados sem precisar deixar sua região ou até mesmo o município onde moram.

Exemplo disso foi a assinatura do termo de convênio da construção do novo Hospital Municipal de Mocajuba, realizado nesta quinta-feira (30), pelo governador Helder Barbalho. 

“Assinei o convênio de 18 milhões de reais para o Hospital Municipal de Mocajuba para garantir saúde de qualidade e respeito à vida da população”, afirmou o chefe do executivo no Pará.

Levando em conta que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa assegurar tratamentos hospitalares assim como o acesso à promoção da saúde e prevenção de doenças, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, acredita que o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem cumprido o seu papel dentro do Sistema.

“Entregamos cinco hospitais regionais em 42 meses, enfrentando uma pandemia de covid-19, que ainda não acabou. Aliás, esses hospitais foram fundamentais para o enfrentamento ao novo coronavírus, sendo que alguns, como o de Castanhal e o de Itaituba, iniciaram seus serviços exatamente, para atender casos confirmados da doença”, relatou.

Nesse tempo, além do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) em Belém; o Regional dos Caetés, em Capanema; o Regional de Castanhal; o Regional de Abaetetuba e o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, foram entregues o Hospital de Castelo de Sonhos e o Hospital Geral de Ipixuna do Pará, o que reduziu consideravelmente a demanda do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) nessas regiões. “Atualmente, muitos pacientes são transferidos para hospitais instalados na sua própria região e não precisam vir mais para a capital para ter atendimento especializado”, observou Rômulo Rodovalho. 

Hospital Regional do Sudeste do Pará recebe usuários daquela região e do entorno

Avanço em Oncologia 

O Hospital Regional Público de Castanhal, inaugurado há dois anos, por exemplo, tem contribuído para redução da demanda por leitos na Região Metropolitana de Belém. E, em breve, vai se tornar referência em Oncologia e Ortopedia e oferecerá cirurgias de alta complexidade, com capacidade para 610 internações hospitalares mensais, sendo 430 na área cirúrgica; mais de 25 mil serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e 11 mil consultas nas duas especialidades para o atendimento de pacientes de Castanhal e de 40 municípios da região Nordeste. O hospital contará, ainda, com serviço de hemodiálise e quimioterapia ambulatorial.

O HRPC dispõe, atualmente, de 150 leitos, sendo 80 leitos clínicos, 40 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI cardiológica e 10 leitos clínicos e 10 leitos de UTI para atendimento exclusivo de casos de covid-19 em ala específica, que são fundamentais para a retaguarda na Região Metropolitana II. 

E conta ainda com um ambulatório de especialidades que oferta consultas em Dermatologia, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia e Hematologia, enquanto o Serviço de Apoio Diagnóstico oferece exames de ultrassonografia, radiografia geral, mapa, holter, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, análises clínicas, biópsia do colo uterino, biópsia de mama e tomografia geral.

O paciente Levy Soares, 57 anos, proveniente do município de Aurora do Pará, está há mais de um mês internado, já passou pela UTI e se encontra atualmente na Clínica Médica. Ele está sendo estabilizado para poder ser transferido para hospital de referência e fazer uma cirurgia cardíaca. “O tratamento está sendo muito bom e quero que seja todo o tempo desse jeito. O pessoal é muito delicado, todo mundo presta atenção nas pessoas e Deus está aqui junto com eles. Porque dos hospitais em que eu já me internei, esse aqui é o que estou me dando mais bem porque o atendimento aqui é nota dez”, contou o usuário do SUS. 

Marajó

O Governo do Estado também ampliou serviços nos Hospitais Regionais que já existiam. Um dos mais importantes foi o Centro de Hemodiálise implantado no Hospital Regional do Marajó, em Breves, que dependia, há anos, de um sistema de tratamento de água para que pudesse funcionar.

Inaugurado em abril de 2021, o serviço conta com sete máquinas de hemodiálise ambulatorial e duas para tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e capacidade de realizar até 42 sessões por semana em três turnos. 

Em 2021, o Centro de Hemodiálise do HRPM registrou 1.226 sessões em 127 pacientes. De janeiro a maio de 2022, foram realizadas 1.439 sessões.

O agricultor Cristovam Costa Araújo, de 64 anos, residente de Breves, realizava diálise na cidade de Marituba, na Região Metropolitana há cerca de dois anos. Com a implantação do Centro de Hemodiálise no HRPM, em sua cidade natal, teve a vida transformada. Na última quarta-feira (29), o usuário completou um ano que começou o tratamento de diálise em Breves.

‘’Comecei o tratamento em Marituba, hoje sigo fazendo diálise aqui na minha cidade. O serviço aqui melhorou muito minha vida, porque eu vivia pra lá, longe da minha família, dos meus filhos, dos meus netos. Aí voltei pra Breves, onde tenho casa, aqui estou perto da minha família. O tratamento aqui é dez, estou gostando do atendimento, minha casa fica perto do hospital, então só tenho a agradecer’’, comemorou.

No final de semana passado, durante a entrega de 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Geral de Tailândia, o governador Helder Barbalho anunciou a entrega de mais um centro de hemodiálise e destacou a importância da descentralização dos serviços de alta complexidade como esse para que os municípios não precisem transferir pacientes para outros locais.

“Serão 22 poltronas de hemodiálise para cuidar dos nossos pacientes renais, para não precisar mais ir para outro lugar. Estou feliz porque, em 2019, nós recebemos este estado com atendimento renal precário, e nós instalamos hemodiálise em Marabá. Hoje inauguramos a hemodiálise de Tucuruí, amanhã vamos inaugurar a hemodiálise de Abaetetuba e estamos aqui para iniciar a obra do Centro de Hemodiálise de Tailândia”. Ele lembrou, ainda, dos serviços implantados em Capanema, Itaituba e Breves, além da ampliação em Santarém e em Belém. “Porque esse é um tratamento que tem que estar espalhado em cada região para o povo não ter que ir longe, sair de casa, sair do seio da família para conseguir salvar sua vida e ter uma qualidade melhor”, enfatizou o governador.

Belém 

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), na capital, foi o primeiro a ser inaugurado em setembro de 2019. A unidade hospitalar já existia e ganhou uma nova estrutura física ampla e moderna, possibilitando a implantação de novos serviços importantes para a população da Região Metropolitana de Belém.

Enfermeira em atendimento no Hospital Abelardo SantosOfertando atendimento em média e alta complexidade, com 340 leitos entre clínicos e UTI, o HRAS atende crianças e adultos em diversas especialidades. 

A unidade conta, ainda, com pronto atendimento pediátrico e obstétrico, abertos 24 horas para a população paraense, garantindo atendimento para os moradores do Distrito de Icoaraci e também das ilhas do entorno da capital. Na área ambulatorial, o HRAS também oferece consultas em especialidades importantes como nefrologia, cirurgia vascular, urologia, neurocirurgia, neurologia endovascular e coluna.

Itaituba 

O Hospital Regional do Tapajós (HRT) é referência em Traumatologia, disponibilizando pronto atendimento em Politrauma, com suporte de Cirurgia Geral, Ortopedia e Neurologia. 

O Hospital também é referência em Obstetrícia de alto risco e no cuidado materno-infantil. A unidade conta com duas salas cirúrgicas exclusivas para a Obstetrícia, e cinco salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPPs).

O atendimento de grávidas ocorre via porta aberta 24 horas ou via regulação no caso de gestante de alto risco. O serviço também dispõe de 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI neonatal e 05 leitos de Unidade Canguru. A disponibilização de leitos de UTI Pediátrica e Neonatal contribuiu para redução da fila de espera e redução da mortalidade infantil e neonatal.

Outro serviço fundamental é o de hemodiálise, que integra o setor de Nefrologia, com capacidade de realizar 351 sessões, em média, por mês. O HRT proporcionou ao paciente morador dos municípios do Tapajós acesso e a comodidade de estar próximo de casa, pois vários pacientes, antes, realizavam as sessões de hemodiálise em Santarém. 

Castelo de Sonhos

Localizado a mais de mil quilômetros de Altamira, o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos (HGPCS) é outra unidade do Tapajós que impactou a qualidade de vida da população de maneira positiva. Pois é a porta de entrada para a atenção especializada, oferecendo retaguarda para a atenção básica de toda região. 

O HPGCS oferta serviço de pronto atendimento 24 horas em Traumatologia/Ortopedia, Clínica Médica; Clínica Cirúrgica; Obstetrícia e Pediatria, incluindo todo o suporte necessário com exames laboratoriais e exames de imagem e métodos gráficos.

Abaetetuba 

O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBT) é referência em média e alta complexidade para 11 municípios da região, disponibiliza emergência obstétrica e em ortopedia 24 horas, com atendimento porta aberta. Antes, muitas vítimas de acidentes e mulheres em trabalho de parto precisavam vir para Belém para receber atendimento.

No que se refere a consultas ambulatoriais, o HRBT oferece ortopedia, urologia, obstetrícia de alto risco, ginecologia oncológica cirúrgica, anestesiologia, mastologia, cardiologia, coloproctologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, bucomaxilofacial.

Capanema 

O atendimento porta aberta em ortopedia é o ponto forte do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC). Porém, o Hospital também oferece consultas ambulatoriais, exames e internações e cirurgias.

Os serviços de alta complexidade que são o diferencial na região são as consultas em Mastologia, Gastroenterologia, Cardiologia e Anestesiologia.

Apoio aos municípios 

Além de investir em hospitais de gestão estadual, o Governo do Estado tem aplicado recursos na rede hospitalar municipal, viabilizando, por meio de convênios com as prefeituras, projetos de construção e reforma de hospitais municipais, tais como as reformas do Hospital Público de Ourém, Hospital de São Geraldo do Araguaia, Hospital Público de Água Azul do Norte, Hospital Público de Breu Branco, Hospital Público de Goianésia, Hospital Municipal de São Miguel do Guamá e Reforma e ampliação do Hospital Municipal de Salvaterra.

Outras obras importantes que estão em andamento são a construção do novo Pronto Socorro de Belém e do Hospital da Mulher, na Região Metropolitana de Belém, a reforma e ampliação do Hospital Regional de Cametá, implantação do Serviço de Hemodiálise e tomografia do Hospital Regional de Abaetetuba e a reforma e ampliação dos hospitais municipais de Rio Maria, Pau D’Arco, Curralinho, Benevides, Alenquer, Óbidos e Monte Alegre. 

É importante ressaltar que, ainda nesta semana, será entregue a obra de reforma do Hospital Regional de Salinópolis, que é fundamental para a população da região Nordeste e visitantes do município durante o mês de julho.