Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Hospital do Marajó realiza ações de sustentabilidade junto à comunidade local

Famílias ligadas à Apae participaram de oficinas voltadas para a importância da alimentação natural e incentivo à agricultura familiar

Por Governo do Pará (SECOM)
01/07/2022 08h36

O Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, no arquipélago do Marajó, vem intensificando medidas de boas práticas de sustentabilidade, visando a preservação do meio ambiente e da vida. Para tanto, a Comissão de Sustentabilidade está realizando várias ações desde abril deste ano, entre elas Oficina de Compostagem e cultivo orgânico na horta da unidade hospitalar. Desta vez, o público alvo foi as famílias de crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Breves). A oficina tem o intuito de conscientizar à sustentabilidade na região, além da inclusão da alimentação natural no dia a dia e o incentivo à agricultura familiar, inclusive para geração de renda. 

‘’É de extrema importância salientar esse tema na nossa região que é rica em biodiversidade, essa oficina é a primeira com o público externo que faz parte do projeto horta hospitalar do HRPM’’, disse a responsável técnica elo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRPM, nutricionista Renata Feio. 

O jardineiro do HRPM, João Costa, ressaltou a importância de falar sobre compostagem e cultivo orgânico para os participantes, entregando mudinhas de plantas medicinaisDe acordo com a coordenadora técnica e assistente social da APAE/Breves, Lucimara Lobato dos Santos, a iniciativa da ação foi gratificante. ‘’Temos esse atendimento com as famílias das pessoas com deficiência, intelectual e múltipla. A gente faz esses estudos de casos e descobre que existe muita insegurança alimentar. É a nossa primeira ação junto com o HRPM, e estamos aqui pra trazer essa consciência da importância da alimentação saudável. Essa ação foi muito importante pra a gente e não vamos parar por aqui, vamos sempre está transmitindo todo esse aprendizado’’. 

O jardineiro do HRPM, João Costa, ressaltou a importância de falar sobre compostagem e cultivo orgânico para os participantes. ‘’É muito bom poder passar esse aprendizado para as pessoas, pois é algo que precisa ser exposto na sociedade. É sempre muito bom ensinar o que precisa para viver melhor’’, destacou. 

Para a coordenadora técnica e assistente social da APAE/Breves, Lucimara Lobato dos Santos, a iniciativa da ação foi gratificanteCada participante da oficina recebeu uma muda de plantas medicinais. Umas das beneficiadas foi a dona de casa Sinelma Trindade dos Santos, mãe de uma criança com autismo. Ela relatou que foi a primeira vez que visitou a horta hospitalar do HRPM, e não escondeu a gratidão. ’’Já tinha visto matérias da horta do Hospital Regional, mas essa foi a primeira que visitei para conhecer, achei muito interessante. Para a gente que tem crianças que precisam de uma alimentação saudável é muito importante aprender, ter essa educação alimentar dentro de nossa casa, de uma forma sustentável e saudável. E aqui tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do processo’’, contou a dona de casa.

A ação contou com convidados do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da Secretaria de Estado de Assistencial Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER). O HRPM, através da Comissão de Sustentabilidade, também pretende desenvolver outras ações relacionadas ao tema com os demais órgãos públicos e comunidade brevense.  

“Guardião Azul”

Essa ação faz parte de um projeto nacional denominado de “Guardião Azul”, criado para impulsionar práticas de preservação do meio ambiente que tem a condução do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra as unidades hospitalares em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). São elas: Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), Hospital Jean Bitar (HJB), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Unidades que oferecem assistência de baixa, média e alta complexidades.  

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127. 

Texto: Lucas Brilhante/Ascom HRPM