Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo entrega nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar em Belém

Por Walena Lopes (SEGUP)
30/06/2022 22h03

O Governo do Estado realizou na tarde desta, quinta-feira, 30, a entrega do prédio do 20º Batalhão da Polícia Militar na Condor, em Belém. As novas instalações, modernas e adequadas para a acomodar a tropa, foram possíveis através de recurso do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), gerido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em benefício da Polícia Militar do Pará. O novo batalhão irá atender quatro bairros da capital. 

A nova estrutura reforçará o policiamento ostensivo dos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos, Cremação, Jurunas e da Condor, construido em terreno próprio do Estado. 

A unidade foi entregue à corporação pelo governador Helder Barbalho, cumprindo mais uma etapa da diretriz de reestruturação do Sistema de Segurança Pública implementada pela atual gestão no combate à criminalidade.

“Entregamos o 20° batalhão da policia militar no bairro da Condor, que vai atender também os bairros do  Jurunas Terra Firme, Cremação, Guama, pontos importantes na estratégia da segurança pública e para a Região Metropolitana. Essa semana  realizamos entregas importantes, de outros batalhões também pelo interior do estado, como o de São Felix do Xingu. Minha gratidão a todas as tropas das forças de segurança. Ontem saiu o Anuário da Segurança pública onde Belém era uma das cidades mais violentas do Brasil e ontem, foi divulgado pelo Anuário,  Belem é uma das capitais mais seguras do norte e nordeste. Esses números devem ser festejados, pois é um trabalho de luta e determinação dessa tropa que está no dia a dia nas ruas, no combate à criminalidade, mostrando os resultados com esse time do Sistema de Segurança Pública que tem trabalhado para alcançar resultados positivos para o nosso estado e para a nossa população", destacou Helder Barbalho 

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, essa obra vai garantir um melhor atendimento à população que mora nos bairros que serão atendidos pelo batalhão. “Uma entrega importantíssima sendo um dos principais Batalhões da Policia Militar na Região Metropolitana de Belém, atendendo bairros como Jurunas Terra Firme, Condor, Guamá, Cremação, Jurunas, Canudos, locais importantíssimos e populosos esse batalhão merece o reconhecimento que está tendo hoje, uma tropa muito dedicada ao trabalho e que merecia um local de trabalho adequado para atender de forma melhor a população. Essa que foi uma obra proporcionada pelo Fisp gerenciada pela Segup e que está sendo entregue a Polícia Militar  uma unidade com equipamentos modernos e dignos para que possa receber a sua tropa assim como a população”,  ressaltou o titular da Segup

Essa é mais uma obra entregue pelo Governo do Estado que visa a reestruturação da Segurança Pública, proporcionando uma melhor qualidade de empenho e estrutura de condições de trabalho para os agentes da segurança pública, visando assim, uma atuação mais eficiente, por parte da tropa, e permitindo que sua atuação alcance resultados positivos nos indicadores de criminalidade do Estado. 

Estrutura - Com investimento de R$ 1,5 mi, derivado do Fisp, o novo prédio está localizado na Travessa Padre Eutíquio, no bairro da Condor. Toda a estrutura esta pronta para atuar com o efetivo do batalhão, composto por 350 policiais militares, que passarão a contar estruturas mais adquadas e equipamentos mais modernos para atender ao volume das demandas diarias  recebidas pelo batalhão.

O batalhão dispõe de salas de comando e subcomando, reserva de armamentos, salas administrativas, alojamentos masculino e feminino com banheiros, auditório, sala de monitoramento almoxarifado, depósito para arma, além de um extenso estacionamento para viaturas, totalizando uma área de 2.744,61 metros quadrados (m²).

O Comandante Geral da Policia Militar, Coronel Dilson Júnior, destacou a melhoria nas estaláveis do Batalhão e na importância dele para o quartelamento da tropa e para o benefício da população.

“Primeiramente esse batalhão dará condições dignas de quartelamento para a tropa e atende as demandas de policiamento ostemsivo dos bairros adjacentes, uma área muito populosa da nossa capitã e a muito tempo merecia uma estrutura muito boa aos nossos policiais. Ofertar capacitações para a nossa tropa é com isso melhorar ainda mais a qualidade do policiamento desse bairros. Estamos vindo com uma
Redução crescente da criminalidade, reduzindo desde janeiro de 2019 e essa reestruturação que passa a polícia militar pelo atual governo investindo massivamente na nossa coordenação, assim como nos demais órgãos que compõem o sistema, com objetivo de manter essa redução”, pontuou o coronel Dilson Júnior.

Fundo de Investimento da Segurança Pública - Vinculado à Segup, o Fundo de investimento da Segurança Pública (FISP) foi criado com o intuito de angariar recursos decorrentes da prestação de serviços das forças policiai. É responsável pelo gerenciamento desses recursos com o objetivo de atender as demandas das forças de segurança no que diz respeito às melhorias das operações e ações de cada instituição, reforma de estabelecimentos, reaparelhamento, entre outros.