Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Linhas de Cuidados para Tratamento de Deformidades Congênitas é lançado pelo Governo do Pará

Por Melina Marcelino (SESPA)
30/06/2022 20h53

Uma cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, 30, marcou o lançamento do projeto “Linha de Cuidados para o Tratamento de Anomalias Craniofaciais e Linha de Cuidados para o Tratamento de Deformidades Congênitas das Mãos”, que tem como objetivo cuidar de pacientes com anomalias craniofaciais e deformidades congênitas e adquiridas de membros superiores. O evento contou a presença do governador do estado Helder Barbalho e foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A iniciativa busca garantir atenção integral à pessoa com má formação crânio fácil com destaque para as fissuras labiopalatina. Os pacientes serão selecionados pelo programa de doenças ortopédicas na infância, regulado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), que também será responsável por acompanhar o enfermo no pré e pós-operatório.

O governador do estado, Helder Barbalho, reforçou a importância das ações de saúde no estado. “Vale ressaltar que se não dermos suportes para as estratégias municipais, o sistema não vai funcionar e vai acabar vindo sobrecarga em alguns entes que estão envolvidos nesta cadeia de serviços de saúde para a população”.

O projeto prevê a realização de 40 consultas e até 10 cirurgias mensais, que serão realizadas no Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci. Vale ressaltar, que este tipo de atendimento já é realizado pela Santa Casa do Pará, que atualmente conta com 1.158 pacientes inscritos. Além disso, já foram realizadas 847 cirurgias, no período de 6 anos.

A médica responsável pelo serviço de fissuras e anomalias da Santa Casa, Cynthia Rocha, explica que o hospital é referência no estado. Ela que é cirurgiã plástica crânio fácil conta que o hospital realiza um atendimento multidisciplinar, no qual o paciente recebe atendimento de fonoterapia, psicologia, assistência social e odontologia. “Temos toda uma equipe necessária para a cirurgia quanto para o acompanhamento ambulatorial. São muitos pacientes acometidos pelo, principalmente pela fissura palatal, mas também atendemos qualquer outra anomalia crânio fácil que são deformidades mais raras, porém atendemos qualquer outra anomalia crânio fácil”.

Dona Joelma dos Santos Faial é tia do Pedro que tem dois anos e meio. A criança foi detectada com o problema de pé torto congênito. Segundo ela, após passar pelo CIIR, o menino conseguiu realizar todo o procedimento no hospital Abelardo Santos e há 15 dias passou pela terceira cirurgia. “Fizemos o pré-operatório no CIIR e fomos encaminhados para fazer a cirurgia no hospital Abelardo Santos. Tudo isso de forma muito rápida. Não sei o que seria do Pedro sem esse projeto e ele tá quase cem por cento”, disse a dona de casa.

Avó de uma menina de 4 anos, dona Ruth Conceição, de 51 anos, conta que o processo cirúrgico ajudou a melhorar a autoestima da neta. Segundo ela, a criança tinha vergonha de usar sandálias e agora elas vivem uma nova história. “A Rayla tem recebido todo o atendimento que precisa e já fizemos a primeira cirurgia. Ela escondia o pé com sapatos fechados pra não ser apelidada na escola. Hoje ela é uma criança mais alegre e graças a tudo isso”.

O projeto “Linha de Cuidados para o Tratamento de Anomalias Craniofaciais e Linha de Cuidados para o Tratamento de Deformidades Congênitas das Mãos será expandido para Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá. Em Santarém serão 15 cirurgias por mês e Marabá são 12 cirurgias por mês.

O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, explica que o projeto será ampliado e descentralizado para outras regiões para que o atendimento seja mais rápido, principalmente onde o acesso é mais difícil. “Nossa ideia é sempre fazer um atendimento mais humanizado, sem esperas infinitas”.

Responsável por realizar cirurgia na mão, o médico especialista Rui Barros será responsável por coordenar o projeto, realizando atendimentos ambulatoriais no CIIR e cirurgias no hospital Abelardo Santos. O médico explica que são numerosos os casos de deformações congênitas nas mãos, que tornam a pessoa incapacitante. Segundo eles, em alguns casos o paciente não consegue fazer simples movimentos, como escovar os dentes ou tomar água. “É uma iniciativa louvável e tem um impacto gigantesco na qualidade de vida dos afetados”, destacou o médico.

Doenças Ortopédicas da Infância: Criado em setembro de 2020, o Projeto Doenças Ortopédicas da Infância realiza atendimentos no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). O pé torto congênito e as doenças neuromusculares são as que mais acometem crianças desde o nascimento até a maturidade esquelética. O programa atende cerca de 30 anomalias, que exigem desde fisioterapia até intervenções. Até o momento, o projeto já realizou 6.687 consultas e 487 procedimentos cirúrgicos.

“Ampliar o acesso das crianças que tem patologias especificas e que impactam na sua qualidade de vida, e impactam na sua condição social. Nós já temos o programa doenças ortopédicas da infância que é voltado ao alongamento ósseo, ao pé torto congênito, displasia de quadril e agora estamos incrementando com este projeto, onde teremos um especialista em cirurgia de mão pra corrigir os casos de crianças que nascem com deformidades. É um programa inovador”, garantiu o Secretário Adjunto de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz

Fissura Labiopalatal

São malformações congênitas que atingem a região da face do paciente. O problema pode afetar ao paciente dificuldade para sucção, deglutição, mastigação respiração, fala e até audição, dependendo se sua gravidade. Ela é caracterizada pela permanência de aberturas ou descontinuidades nas estruturas do lábio e/ou do palato e pode ser de localização e extensão variáveis.

Ambulâncias

Ainda em agenda oficial, o governador Helder Barbalho entregou 45 ambulâncias para diversos municípios do estado, entre os modelos de simples remoção e UTIS. Um dos municípios beneficiados foi Barcarena, com dois veículos. 

O prefeito do município, Renato Ogawa, destacou a importância da aquisição doas ambulâncias para o município. “A saúde foi recebida com muita dificuldade pelo governo. O secretário de saúde ao lado do governador sempre nos ajudou e nunca nos deixou faltar nenhum tipo de apoio, principalmente durante toda a pandemia. Hoje é um dia de festa, pois recebemos ambulâncias e várias outras obras aqui no município”.

Texto: Tatiane Freitas