Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E PESQUISA

Pesquisadores paraenses receberão bolsa de forma desburocratizada pelo 'Bolsa Pará'

Acesso ao benefício trará transparência do recurso público

Por Michelle Daniel (NGTM)
30/06/2022 20h04

Cerca de 2,5 mil bolsistas na área de pesquisa no Estado terão acesso ao “Cartões Bolsa Pará”, programa lançado na tarde desta quinta-feira (30), pelo Governo do Pará, que devem agilizar o saque do benefício de estudantes e profissionais da pesquisa que atuam nas 12 regiões de integração do território paraense. Além de trazer tranquilidade no uso do benefício, o programa promove maior transparência no uso do recurso público.

Com a ação, cada beneficiário vai receber um cartão do banco existente em sua cidade - são cerca de 130 agências bancárias disponíveis aos estudantes e profissionais - e dessa forma poderá fazer saques diretos e até usar a função débito para pagar contas em locais que aceitem esse tipo de transação, como lojas e supermercados.

A iniciativa do Governo do Estado, com o fornecimento de cartões para os beneficiários do programa “Bolsa Pará”, por meio da parceria entre Banco do Estado do Pará (Banpará) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudo e Pesquisa (Fapespa), visa a automatização do processo de disponibilização de recursos para os bolsistas do programa. Com a implementação do processo, os bolsistas do programa poderão realizar saques em toda a rede de atendimento do Banpará, presente em mais de 130 municípios do Estado do Pará. O cartão será utilizado por todos os bolsistas, com a isenção de taxas e demais tarifas.

“Antes, existia uma burocracia a mais a ser feita. Imagina uma pessoa que está em um município do interior para receber esse dinheiro. Os bolsistas tinham de fazer verdadeira ginástica para poder receber o que é seu por direito, mas agora terão acesso imediato através de um cartão, a bolsa cai direto na conta deles. Isso traz tranquilidade para os nossos bolsistas”, afirma Marcel Botelho, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). 

“Hoje é um dia feliz, um passo importante em favor da ciência. O governador Helder Barbalho acredita na ciência, valoriza e a utiliza a ciência para tomada de decisões. E esta ação que estamos lançando hoje, automatiza a transferência de recursos para nossos bolsistas. Estamos falando de cerca de 2.500 pessoas, estudantes e profissionais em diferentes modalidades espalhados em todo o estado que vão fazer suas movimentações financeiras de forma mais tranquila e que vai trazer transparência”, reforça o presidente da Fundação responsável pelo fomento de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação dentro do Estado do Pará.

“O Bolsa Pará é uma ferramenta que estamos desburocratizando o acesso aos apoios financeiros para os bolsistas que precisam desse suporte para fazer sua pesquisa. Criamos esse programa em 2019, enquanto muitos foram esvaziados e encerrados no Brasil. Mas aqui, ampliamos porque compreendemos que o pesquisador que recebe esse incentivo e um ativo que esse Estado ganha para trazer gente com conhecimento e, a partir da pesquisa, possam retribuir a prestação de serviço à sociedade. Estamos com esse programa, onde o bolsista vai direto na boca do caixa”, diz o governador. 

Ele acrescenta sobre outra novidade. “Estamos ampliando em 25% o valor das bolsas de pesquisas no Estado do Pará. Portanto, agregando financeiramente esse suporte maior para que todos os bolsistas na área de pesquisa e ciência possam estar com condições e motivações para desenvolver o conhecimento e capacidade para nosso Estado”, reforça o chefe do executivo.

A presidente do Banpará Ruth Pimentel Méllo destacou que a missão do Banco não está restrita ao desenvolvimento financeiro, mas o social e o econômico. “O Banco não é só uma instituição financeira, temos que pensar na educação”, comentou a presidente Ruth Pimentel Méllo.