Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Banpará lança web série sobre futebol, cidadania e cultura

Por Dayane Baía (ARCON)
30/06/2022 19h00

Os times de futebol paraense serão tema do projeto “Futebol como Esporte de Cidadania e Cultura Regional”, promovido pelo Banco do Estado do Pará (Banpará). A proposta terá episódios sobre os clubes e o impacto sociocultural da participação de cada um no Campeonato Parazão Banpará. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (30), no Palácio dos Despachos, em Belém.

O governador Helder Barbalho destacou que uma das políticas foi apoiar não apenas os maiores times da capital, como Remo e Paysandu. “Efetivamente, hoje, o Parazão retrata todas as regiões do Pará e deixamos de ser representativos exclusivamente da capital. Parabéns ao Banpará e à Funtelpa por essa política pública do Governo do Estado, para que possamos, junto à Federação Paraense de Futebol, ter um campeonato cada vez mais competitivo, plural e democrático que mostre a grandeza do desporto paraense”, pontuou o governador.

Cada episódio trará uma narrativa cinematográfica que integrará uma websérie para o canal oficial do Banpará no YouTube. Dez times foram contemplados: Águia de Marabá Futebol Clube; Amazônia Independente Futebol Clube; Bragantino Clubes do Pará; Castanhal Esporte Clube; Independente Atlético Clube; Esporte Clube Itupiranga; Tapajós Futebol Clube; Tuna Luso Brasileira; Paragominas Futebol Clube; Sociedade Esportiva Caeté.

Presidente do Paragominas Futebol Clube, Paulo Toscano “É muito bom. Os clubes do interior precisam desse incentivo e desde o início da gestão sempre houve apoio. Temos despesas e a manutenção do Sub20 então ajuda muito”, comentou. 

A presidente do Banpará, Ruth Pimentel Méllo, destacou que a missão do Banco não está restrita ao desenvolvimento financeiro, mas o social e o econômico. “E dentro do social vemos a importância da equipe, do lazer para toda a população. O Banco não é só uma instituição financeira, temos que pensar no esporte, no lazer, nós não poderemos deixar de contemplar esses clubes que pertencem ao estado do Pará”, comentou Ruth Pimentel Méllo.

O projeto tem como objetivo mostrar o futebol como integrador social, amenizador de conflitos sociais, aquecedor da economia local e provedor direto e indireto de emprego, levando também em consideração a importância do esporte como ferramenta de prática da cidadania e símbolo de superação e orgulho nacional. Os times são pertencentes aos municípios de Marabá, Santarém, Bragança, Castanhal, Tucuruí, Itupiranga, Belém, Paragominas.

Durante o evento, o governador comentou sobre as obras do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, que deve ficar pronto nos próximos meses. “O Estado tem feito investimentos não apenas no patrocínio ao campeonato e às parcerias com os clubes. Vamos estar com o novo Mangueirão pronto aberto para 51 mil torcedores sendo certamente uma das casas esportivas mais modernas do Brasil”, enfatizou Helder Barbalho.