Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENERGIA

Governo garante energia elétrica para mais de 900 famílias paraenses

Por Igor Nascimento (SEDEME)
30/06/2022 18h32

Levar dignidade e condições para que as famílias paraenses possam ter uma vida melhor e, ainda, plenas condições de manter suas atividades econômicas que são sua fonte de renda é um dos compromissos do Governo do Pará que, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), leva, desde 2019, obras de instalação de sistemas de energia elétrica para áreas rurais de vários municípios do Pará. 

Floresta do Araguaia, Redenção, Santa Maria das Barreiras, Belém, Castanhal, Inhangapi, Marapanim, Santarém, Igarapé-Miri foram os municípios em que as obras de instalação de sistemas bifásico e trifásico de energía já foram concluídas, com investimentos da ordem de R$ 5,6 milhões. No total, 923 famílias de comunidades desses municípios foram beneficiadas diretamente pelas ações do Governo Estadual. 

As obras fazem parte do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerenciado pelo Estado, via Sedeme, com a execução das obras sob responsabilidade da concessionária de energia do Estado. O Programa viabiliza a execução de projetos de energia elétrica e interesse social no Pará, por meio de um Termo de Compromisso celebrado com a Equatorial Pará que garante um fluxo de investimentos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a implantação e expansão do sistema elétrico em áreas de interesse social que ainda carecem do serviço.

Obras autorizadas

Outras obras seguem em andamento no âmbito do Programa. Municípios como Acará, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Barcarena, Belém, Benevides, Breves, Cachoeira do Arari,  Cachoeira do Piriá, Castanhal, Curuçá, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Igarapé Miri, Inhangapi, Ipixuna do Pará, Juruti, Marapanim, Moju, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Paragominas e Muaná são apenas alguns dos municípios que tiveram obras autorizadas pelo governo. No total, desde 2019, foram autorizadas 83 obras para a implantação de sistemas de energia elétrica por todo o Pará, com investimentos de R$ 69,6 milhões, beneficiando 6,8 mil famílias. 

Titular da Sedeme, o secretário José Fernando Gomes Júnior, destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do programa desde o início da gestão. “A Sedeme tem dado um tratamento especial às obras de energia elétrica no Pará, após um longos anos sem a atenção devida. Agora, de forma séria e sob a liderança do governador Helder Barbalho, podemos dizer que temos cumprido os objetivos dessa iniciativa que é levar desenvolvimento econômico e social para os quatro cantos do Pará e ficamos muito felizes participar ativamente disso, investindo para levar mais dignidade para a vida das pessoas, atendendo demandas históricas das comunidades e sinalizando que o Governo está atuando, preocupado e atento aos anseios da comunidade”, afirmou.