Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Ophir Loyola discute saúde mental durante I Simpósio da Quimioterapia

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2022 21h02

Na última quarta-feira (29), o Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou, por meio da Coordenação do Centro de Oncologia Clínica, o I Simpósio da Quimioterapia. Voltado aos servidores do setor, o evento contou com a presença de 40 profissionais, que integraram debates em diferentes turnos do seminário. A certificação foi garantida pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da instituição. 

Com o tema “Saúde Mental: O Autocuidado Sob Diferentes Olhares”, a primeira edição do evento promoveu palestras abordando diferentes áreas da saúde e de como a atuação multiprofissional contribui positivamente para a mentalidade dos funcionários no ambiente de trabalho. Organizado pelos enfermeiros Armando Souza e Silvana Hoshino, o curso abordou a saúde do servidor diante do cenário pandêmico. 

Enfermeiro Armando e Silvana Para Armando, oportunidade de acolhimento e de escuta da equipe de saúde. “O tema escolhido é atual e de muita abrangência. A ideia veio para aprimorar o trabalho e apoiar os profissionais. Eles estão precisando desse apoio, porque durante uma pequena pesquisa interna para saber qual seria o tema do primeiro simpósio, a grande maioria optou que fosse algo relacionado à saúde mental”, afirmou.

Silvana ressalta que tratar a saúde mental dos funcionários faz com que eles se sintam mais confiantes para a realização do trabalho. “O tema também é uma forma de humanizar o cuidado, pois se cuidamos da saúde mental do funcionário, o resultado é positivo no tratamento do paciente, melhorando o serviço”, destacou.

As temáticas abordadas durante o evento foram: “Promoção e Prevenção a Saúde Mental”, com o enfermeiro Charles Carvalho; “Nutrição Comportamental”, com a nutricionista Adllena Nery; “Benefícios da Atividade Física para a Saúde Mental”, com o educador físico Lucas Holanda; “Transformando a Dor Através da Arte”, com a psicóloga Cláudia Oliveira; e “Conversando Sobre Saúde Mental”, com a psicóloga Maria da Conceição Favacho.

A psicóloga Maria da Conceição iniciou a programação esclarecendo dúvidas sobre a inteligência emocional e o autocuidado. Destaque para o comportamento dos profissionais no ambiente de trabalho e no gerenciamento de emoções como a raiva, a alegria, a tristeza, o nojo e o medo. “Esse momento para o servidor é muito importante, pois esclarecer sobre o assunto é ensinar a encarar o dia a dia com mais facilidade. Ao absorver sobre como lidar com os problemas da forma correta é possível que os desafios diários não afetem o seu estado emocional”, contou a psicóloga.

De acordo com o educador físico, Lucas Holanda, a prática do exercício é um recurso fundamental no tratamento da saúde mental, pois melhora a autoestima, proporciona sensação de calma e bem-estar, além de ter um impacto profundamente positivo na depressão, na ansiedade, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dentre outros. A prática também alivia o estresse, melhora a memória e o estado de humor, bem como ajuda a dormir melhor.

“Nós conseguimos verificar, através de estudos diversos, vários benefícios na saúde mental  por meio dos exercícios físicos. Mesmo se for em períodos muito curtos, como 15 minutos de atividade de intensidade moderada, a prática melhora a qualidade de vida. No cérebro, há o crescimento neural, inflamação reduzida e novos padrões de atividade que promovem sentimento de bem-estar ao liberar endorfina”, destacou Holanda. 

Texto: Viviane Nogueira - Ascom Hospital Ophir Loyola