Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO ÀS VOCAÇÕES

Em Barcarena, Estado certifica 220 concluintes dos cursos do 'Qualifica Pará'

Governador Helder Barbalho destacou a importância da qualificação para o acesso ao mercado de trabalho e à geração de renda

Por Camila Santos (SEASTER)
30/06/2022 16h29

Mais 220 alunos atendidos pelo Programa Qualifica Pará foram certificados nesta quinta-feira (30) no município de Barcarena, na Região de Integração Tocantins. Na ocasião, alunos de 11 turmas receberam o certificado das mãos do governador Helder Barbalho.

“Quero parabenizar os alunos do ‘Qualifica Pará’ que hoje estão aqui buscando aprimorar a qualidade de suas vocações, e assim trilhar o caminho da geração de emprego e renda com o aprimoramento curricular”, ressaltou o governador.

O Programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), dispõe de 1.452 turmas nos 144 municípios paraenses. Além da capacitação, a inciativa prevê a liberação de microcrédito para os educandos, destinado à compra de equipamentos e estruturação de um empreendimento. O crédito varia de R$ 500,00 a R$ 5 mil, e está sob a gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Oportunidade - Com os 45 cursos, o “Qualifica Pará” já alcançou as 12 regiões de integração, e mantém a meta de qualificar 30 mil pessoas. Jacksi Leandro e Elizabeth Pereira concluíram o curso de Assistente administrativo. Ambos estão desempregados e aproveitaram a qualificação como oportunidade de agregar conhecimento. “Eu estou desempregado, e fiz o curso como uma oportunidade. O ‘Qualifica Pará’ vem justamente pra isso, para preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho, e assim preparar grandes profissionais”, disse Jacksi Leandro.

“Eu também estou desempregada e fiz o curso para me qualificar e disputar uma vaga de emprego. Eu já tenho uma proposta, e estou aguardando o certificado para efetivar”, acrescentou Elisabeth Pereira. 

Para acessar o crédito disponibilizado pelo Programa, o aluno certificado deve fazer o cadastro no site da Seaster (www.seaster.pa.gov.br), informar sobre o ramo de negócio e o tipo de empreendimento. As equipes da Secretaria vão aos municípios dar orientações a respeito do cadastro e da organização das informações relacionadas ao crédito. A Seaster ainda conduz o processo de inscrição e oferece o cadastro no próprio município.