Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Barcarena é o sexto município a receber o Programa Pró-Mulher Pará

Com viatura própria, o Programa avança em direção ao interior ampliando as ações de enfrentamento à violência cotra a mulher

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2022 16h30

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), continua ampliando os mecanismos de enfrentamento à violência doméstica. Em Barcarena, nesta quinta-feira (30), durante agenda oficial, o governador Helder Barbalho lançou no município o Programa “Pró-Mulher Pará”, que presta orientação e auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica, atuando de forma preventiva e repressiva em situações emergenciais.

O Programa contará com o apoio exclusivo de uma viatura, da Polícia Militar, que terá a logomarca do “Pró-Mulher Pará” e será utilizada para atendimentos de casos de violência doméstica.

Em agenda de trabalho no município, Helder Barbalho ressaltou as ações de enfrentamento à violência contra a mulher que o Pará vem realizando na atual gestão. "Com a implantação do ‘Pró-Mulher Pará’ estamos fortalecendo as ações de enfrentamento à violência doméstica na região. Nós teremos aqui uma viatura com guarnição específica, e profissionais qualificados para combater todo e qualquer crime contra as mulheres. A violência doméstica deve ser enfrentada de todas as formas, seja com repressão, investigação e proteção a todas as mulheres", frisou o governador.Governador Helder Barbalho lançou o “Pró-Mulher Pará” e entregou a viatura exclusiva do Programa

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, enfatizou a expansão do Programa no interior. Barcarena é o sexto município a receber a iniciativa. "Barcarena necessita dessa estrutura, tendo em vista que é uma cidade de médio porte e merece ter um atendimento especializado para as mulheres. A partir de agora, a cidade conta com uma viatura com guarnição treinada e especialmente voltada para ocorrências que envolvam violência contra mulher. Mais uma expansão do governo do Estado, para que a gente possa atender cada vez mais e melhor", disse o titular da Segup. 

Atendimento – O Programa vem sendo desenvolvido a partir de duas frentes, com ações preventivas e repressivas. As ações repressivas ocorrem a partir das ligações feitas ao canal de urgência e emergência (190 e 193). Em Barcarena, as chamadas serão direcionadas à Central de Atendimento e Despacho de Ocorrências (CAD) e encaminhadas à equipe que atenderá a denúncia.

Após o atendimento, é feita uma contagem do número de chamadas realizadas, pela mesma vítima, que entra automaticamente para o “Cartão Programa”, que garante visitas periódicas e de acompanhamento por meio da equipe de patrulhamento especializado, a qual será realizada na viatura exclusiva do Programa.Governador cumprimenta policiais que atuarão no atendimento às ocorrências recebidas

Capacitação - Profissionais dos órgãos de segurança darão o suporte às ações. As equipes serão treinadas para realizarem o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica, e ações preventivas a esse tipo de crime.

Após ser lançado no Dia Internacional da Mulher em 2022 - 08 de Março na Região Metropolitana de Belém, o “Pró-Mulher Pará” avança para o interior, descentralizando as ações especializadas de combate à violência doméstica e a qualquer outro crime que atinja a integridade física e emocional da mulher.

Texto: André Macedo – Ascom/Segup