Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Estado entrega Central de Ocorrências e sistema de videomonitoramento em Barcarena

Instalada no prédio do 14º Batalhão da Polícia Militar, a Central vai acelerar o atendimento a demandas encaminhas à PM e ao Corpo de Bombeiros Militar

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2022 16h28

O município de Barcarena, na Região de Integração Tocantins, recebeu mais um investimento na área de segurança pública. Nesta quinta-feira (30), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou a Central de Atendimento e Despacho de Ocorrências (CAD) para atendimento de ocorrências de emergência, por meio dos números 190 e 193, e o sistema de videomonitoramento do tráfego e circulação.Governador Helder Barbalho e o secretário Ualame Machado na Central de Atendimento e Despacho de Ocorrências

Instalada no prédio do 14º Batalhão da Polícia Militar, a Central vai receber ligações feitas para os números 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros Militar, na área do município de Barcarena, incluindo Vila do Conde, Vila dos Cabanos e Fazendinha, e ainda o município vizinho de Acará. O efetivo registrará as chamadas de urgência e emergência locais e acionará as viaturas para o atendimento das ocorrências. 

Em agenda de trabalho no município, o governador Helder Barbalho destacou a importância do investimento para o aprimoramento das ações de segurança pública. "É importante estreitar cada vez mais a relação com a comunidade através dos órgãos de segurança pública. Por isso, fazemos mais esse investimento, para que as populações de Barcarena e região sintam-se mais seguras e protegidas, e sejam atendidas de forma célere", disse o chefe do Executivo Estadual. 

A Central integra o Projeto "Falando por Todo o Pará", iniciativa da Segup para que todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) estejam interligadas, tanto para a população como para os órgãos de segurança pública, ampliando a aproximação com a comunidade e garantindo a celeridade no atendimento.

Rapidez no atendimento - O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, disse que o sistema vai atender ocorrências em todas as regiões do Estado. "A população de Barcarena, quando anteriormente ligava para o 190 ou 193, a ligação caía diretamente em Belém e era direcionada à tropa em Barcarena. Por muitas vezes essa chamada era recebida na capital por alguém que não conhecia a cidade, como quem trabalha aqui. A partir de agora, quem ligar para os canais de atendimento será atendido por servidores lotados em Barcarena, que vão direcionar muito mais rápido para quem está na ponta para atender a ocorrência. O atendimento é profissionalizado. As câmeras que já existem e todo o serviço de 190 e 193 serão melhorados a partir de agora", destacou.

A Central de Atendimento também conta com um sistema de videomonitoramento, com 79 câmeras instaladas nas principais vias da sede municipal de Barcarena, Vila do Conde, Vila dos Cabanos, Fazendinha e Caripi, onde há maior fluxo de pessoas e veículos, além dos alertas instalados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nas rodovias.

Texto: André Macedo – Ascom/Segup