Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPEITO À TRADIÇÃO

Escola mais antiga de Barcarena é reconstruída e devolvida à população pelo governo do Pará

O investimento superior a R$ 2,5 milhões garante, para mais de mil alunos, espaços de aprendizagem confortáveis, equipados e seguros

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
30/06/2022 14h41

A mais antiga escola de Barcarena é devolvida com todas as condições de oferecer educação pública de qualidadeMais antigo estabelecimento de ensino de Barcarena, município do nordeste paraense, a Escola “Cônego Batista Campos” por muitos anos vivenciou uma realidade de abandono e evasão escolar. Situação que mudou a partir desta quinta-feira (30), com a entrega, pelo governador Helder Barbalho, do tradicional espaço de aprendizagem totalmente reconstruído.

“Hoje, o governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Barcarena, entrega o histórico ‘Cônego Batista Campos’, que já formou tantas gerações que passaram pelos bancos deste lugar. O município se consolida, cada vez mais, seja por seu porto, seja pelo grandioso parque industrial, que requer mão de obra especializada. Portanto, com a entrega desta escola, o Estado cumpre o papel de formar, qualificar e preparar a população para garantir vagas nas empresas que investem e acreditam no potencial de Barcarena e do Baixo Tocantins”, destacou Helder Barbalho.Governador Helder Barbalho e a secretária de Educação, Elieth Braga, na entrega de mais uma escola reconstruída e equipada

Após oitos meses de trabalho intenso, a unidade de ensino reabre suas portas com mais comodidade e segurança, o que agradou a estudante do 1º ano do ensino médio, Geane Pinheiro, que vai frequentar pela primeira a escola. “Estou muito feliz pela oportunidade de aprender em um ambiente com qualidade. Já vi que as salas estão ótimas para receber alunos, professores e demais funcionários. A maioria dos meus amigos frequentava este espaço e sempre dizia que não havia condições de receber novos estudantes, que a estrutura estava deteriorada. Agora, a realidade é completamente diferente”, disse Geane.

Investimentos - Atendendo nas modalidades Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educação Especializado (AEE), a nova estrutura da escola vai possibilitar mais qualidade educacional para 1.060 alunos, e de trabalho para professores e equipe técnico-pedagógica. Mais de R$ 2,5 milhões, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foram investidos na reconstrução da unidade escolar.Alunos agora dispõe de espaços que incentivam a busca pelo conhecimento

Os recursos possibilitaram a melhoria de 15 salas de aulas, biblioteca, sala de informática, direção, secretaria, sala dos professores, coordenação pedagógica e arquivo. O local também dispõe de cozinha, despensa, recreio coberto, banheiros masculino e feminino, além de espaços e equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou que mais uma vez o governo reafirma seu compromisso com a educação pública paraense. “Entregamos a escola de número 105, e esse é um quantitativo emblemático, nunca antes alcançado em outras gestões. Hoje, Barcarena está em festa e recebe, simultaneamente, esta tradicional unidade reconstruída, e também uma escola tecnológica, o que torna este momento ainda mais festivo. Quero aproveitar e agradecer a todo o time da Seduc, incansável na parte de logística, para que possamos entregar obras de forma célere e com qualidade”, enfatizou.

Tradição - A Escola Estadual Cônego Batista Campos é a mais antiga e uma das maiores de Barcarena, estando há 56 anos contribuindo para a formação de milhares de cidadãos. O diretor Airton Costa afirmou que agora a estrutura “está digna” para atender a todos que frequentam diariamente o local. “Nossa escola estava em uma situação bem crítica, principalmente na sua infraestrutura, o que inviabilizava que pudéssemos dar um atendimento digno para nossos alunos. Agora, todos nós estamos felizes e contentes por esse prédio que está sendo entregue totalmente reconstruído pelo governador Helder Barbalho para toda a comunidade escolar barcarenense. Muitos alunos perguntavam sobre a inauguração, e estão bastante ansiosos para usufruir desta belíssima unidade de ensino”, frisou. 

A história da escola se confunde com a do professor Luiz Guimarães, que estudou na “Cônego Batista Campos”, e agora leciona no local. “É uma satisfação muito grande ver a obra dessa escola concluída, que a gente tem um amor tão profundo. Eu fui aluno e hoje sou professor desta unidade, e assim como muitos colegas estávamos ansiosos para que este espaço de aprendizagem fosse revitalizado. Ter a oportunidade de vê-la retomar sua função social é um sentimento de gratidão muito grande”, disse o professor.