Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Sespa entrega mais de 500 carteiras de identificação para pessoas com autismo

O documento, que garante acesso e cidadania a pessoas com o transtorno do espectro autista, continua sendo emitido pelo governo do Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2022 14h13

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), entregou na manhã desta quinta-feira (30) mais de 500 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para moradores de toda a Região Metropolitana de Belém. O evento ocorreu no auditório do Centur, sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), e contou com uma estrutura preparada para receber as famílias e as crianças.

A equipe da Sespa transformou duas salas próximas ao auditório em espaço para atividades artísticas e acomodação sensorial, a fim de receber crianças que precisassem ficar em um lugar mais tranquilo.Luzia e Alan com a filha Sofia: mudanças no dia a dia da criança

A Ciptea foi criada pela Lei 19.977/2020, conhecida como Lei Romeo Mion. O documento tem como função principal garantir acesso aos direitos da população com transtorno do espectro autista, como atenção integral, pronto atendimento e prioridade nos acessos a serviços públicos e privados, principalmente nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Nayara Barbalho: carteira é cidadaniaAs carteiras também são importantes para identificação e integração social dos portadores, ressaltou a coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho. “A Ciptea é um documento que gera cidadania e garante direitos. Afinal, o autismo é uma deficiência invisível. As famílias tinham muita dificuldade de acessar seus direitos, tinham que mostrar laudos médicos ou justificar a condição de seus filhos, e as suas próprias. A carteira é um direito de cidadania, que o governo do Estado entregou nesses últimos dois anos”, informou.

Pais da menina Sofia, 4 anos, Luzia e Alan receberam o diagnóstico da filha há dois anos. Alan explicou como a Ciptea ajudará a vida de Sofia. “Estamos muito felizes com esse documento. Ontem mesmo precisamos de uma série de laudos e outros documentos para realizar a matrícula dela em uma escola. Agora, com a carteira, resolveremos essas questões com mais facilidade. Sem contar com algumas situações do dia a dia, em que a identificação vai nos auxiliar a ter os direitos dela garantidos”, acrescentou.

Profissionais do NateaRosimarta Sena, tia de Vitor, 10 anos, também destacou a importância da carteira. “Será de grande benefício para a vida dele. Deixamos de frequentar alguns lugares porque o acesso para ele é mais difícil. Com a identificação, poderemos levá-lo de forma mais confortável a diversos espaços culturais e de lazer. A aceitação da sociedade pode ser bem difícil, e este documento abrirá caminhos para que ele possa viver com maior facilidade”, disse.

A Ciptea continua sendo emitida. Basta entrar no site http://www.saude.pa.gov.br/a-secretaria/autismo/ e seguir as instruções para o cadastro de novas carteiras.

Políticas públicas - Ao final do evento, Nayara Barbalho falou sobre o trabalho da Sespa voltado às pessoas com autismo. “Sentimos muito orgulho do que fizemos. Graças aos registros para emissão das Cipteas conseguimos produzir o primeiro banco de dados de pessoas com autismo no Brasil; inauguramos dois centros voltados para a população autista, com mais quatro a serem entregues em diferentes cidades do Estado; realizamos um festival cultural e fizemos mais de 8 mil capacitações profissionais de pessoas com autismo, além de treinamento para pessoas que trabalham com recursos humanos, para se comprometerem a colaborar com a contratação de pessoas autistas”, informou.O espaço foi preparado para receber as crianças

A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo avança em todas as suas propostas de trabalho desde sua criação pelo atual governo, e já se tornou referência para outros estados brasileiros e modelo para implantação de projetos na rede privada de saúde para atendimento especializado de pessoas com autismo.

Texto:  Edilson Teixeira - Ascom/Sespa