Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Após 12 anos de abandono, Governo do Pará entrega nova Escola Técnica no município de Barcarena

Prédio, que antes estava abandonado, agora conta com ampla estrutura de 12 salas de aula e novos espaços para o aprendizado e lazer

Por Fernanda Graim (SECTET)
30/06/2022 13h04

Qualificação profissional para gerar o crescimento dos níveis educacionais da população de Barcarena e comunidades vizinhas. É isso o que o Governo do Pará garante com a entrega da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) "Professora Maria Siqueira dos Santos Dias" realizada na manhã desta quinta-feira (30) no município do nordeste paraense.

Para a moradora da cidade, Daiane Lopes, este é o fim da espera de algo bastante almejado pelos jovens locais. "É uma escola que foi muito esperada principalmente pelos jovens de Barcarena. É uma oportunidade incrível e eu gostaria de conseguir me qualificar aqui, procurar ter mais conhecimento e avançar", planeja.

Conhecida como Escola de Trabalho e Produção do Pará (ETPP), a unidade ficará sob gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). A titular do órgão, Edilza Fontes, explica que o governo estadual encontrou o prédio abandonado no início da gestão, porém hoje a escola promete ser referência de ensino no Pará.

"Nós teremos muita inovação, vários laboratórios, Caravanas da Ciência, Enem Digital. Esta escola ficou muito tempo parada. Agora estamos conseguindo entregar. O governador Helder Barbalho a visitou no início de seu mandato e com a parceria da Hydro Alunorte conseguimos entregar. Esta escola vai ser uma referência de ensino técnico e tecnológico no Pará", afirma a secretária.

Durante a cerimônia de entrega, o governador Helder Barbalho também relembrou a sua visita inicial ao prédio e enfatizou a importância que agora a escola terá para qualificar a mão-de-obra local para que ela possa atender as demandas das empresas instaladas no município.

"Esta escola por muito tempo foi o retrato do abandono da educação deste estado e hoje demonstramos o respeito com a população de Barcarena. Esta escola chega para ser um instrumento de formação da nossa juventude. Oportunizando, a partir das vocações econômicas, a formação de mão de obra para a região", ressaltou o chefe do executivo paraense.

Ele também agradeceu a parceria da empresa Hydro Alunorte, que realizou a obra, iniciada em outubro de 2021, por meio de Termo de Compromisso, com um aporte de R$ 25 milhões. 

"Somos favoráveis a estimular que a iniciativa privada possa investir no nosso estado. Queremos construir um ambiente atrativo para as empresas, mas partimos do princípio que todos que aqui usem as riquezas naturais do nosso estado possam deixar legados e, por meio da educação, é um dos legados mais importantes. Eu festejo que a Hydro tenha esta compreensão", pontuou.

Em termos de estrutura, a escola dispõe de 12 salas de aula, auditório, laboratórios especiais, biblioteca, anfiteatro, quadra esportiva, bicicletário, recreio coberto, cozinha, vestiários femininos, vestiários masculinos, banheiros, sala para professores, sala de multimídia para professores, diretoria, coordenação pedagógica, coordenação de estágio, sala de reprografia, almoxarifado, secretaria, auditório, guarita e estacionamento.