Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Codec apresenta projeto executivo do Distrito Industrial de Castanhal

Nova área industrial do município tem localização e estrutura diferenciadas para grandes empresas

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2022 10h20

Localizado no km 4 da rodovia PA-136, o Condomínio Industrial de Castanhal já possui projeto executivo. A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) esteve na última quarta-feira (29) na Câmara Municipal de Castanhal, onde participou de uma audiência para apresentar para agentes públicos e população o projeto que será construído na cidade.

Participaram da audiência o vice-prefeito, Ênio Monteiro, a secretária de Indústria e Comércio, Ester Pulqueira, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Ana Délia Santos, e o diretor de Estratégia e Atrações de Investimentos da Codec, Pádua Rodrigues. Membros da Câmara Municipa,l como a vereadora Paula Titan e o vereador Marlon do Dama, também participaram da audiência.

A apresentação do projeto executivo é um importante passo para a realização da construção do Distrito Industrial, que levará mais desenvolvimento para a região nordeste do Pará. Para o diretor Pádua, o município possui as características necessárias para a implantação de vários projetos industriais com a instalação do Distrito. “Para uma cidade gerar desenvolvimento, são necessários três fatores importantes: matéria-prima, infraestrutura e logística. Todos esses itens são diferenciais que Castanhal possui. Agora estamos aqui com o projeto executivo pronto e aguardando a liberação da licença ambiental e após isso, vamos abrir a licitação para contratar a empresa que irá executar as obras do distrito”, explicou.

O projeto executivo foi explanado pela arquiteta e gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Codec, Mayara Pinheiro, que apresentou os projetos em maquetes, explicando as plantas com dados técnicos e estratégias para o andamento das obras. “O condomínio industrial terá 214 lotes que medem entre 04 a 15 mil/m², mais 33 lotes que servirão de áreas institucionais. Todos esses espaços serão distribuídos em uma malha viária que contará com rotatórias amplas que garantirá fluidez dentro da área. O projeto conta também com medidas sustentáveis nas áreas administrativas, além de medidas de prevenção à saúde e segurança daqueles que vão trabalhar no local”, revelou.

Segundo a vereadora Paula Titan, a apresentação da Codec na Câmara Municipal foi positiva para apresentar à população o andamento do projeto que é tão importante para a região. “Estávamos ansiosos em conhecer o projeto do novo distrito. Com certeza será uma área que irá trazer grandes benefícios para o município e para as comunidades. Já temos aqui alguns empresários que vieram conhecer o projeto, o que cria uma expectativa para a geração de empregos. Temos o potencial de abrir milhares de postos de trabalhos que serão ocasionados pelas empresas que virão investir aqui em Castanhal”, afirma Paula.

Desenvolvimento

Para o presidente da Codec, Lutfala Bitar, a construção do novo Condomínio Industrial de Castanhal representa a retomada das políticas industriais, que é a instalação de áreas incentivadas para o desenvolvimento da economia. “Estamos trabalhando na implantação desse projeto, que representa a retomada da oferta de áreas industriais incentivadas pelo Estado após mais de 30 anos, desde a instalação do Distrito Industrial de Marabá, em 1987. Então, o Distrito Industrial de Castanhal será construído no formato de 'Condomínio Industrial', explica.

Texto: Ascom Codec