Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

IV Conferência Estadual discute avanços e melhorias na educação paraense

A programação está sendo realizada de maneira não-presencial para garantir a máxima participação dos municípios paraenses

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
30/06/2022 08h02

Com o propósito de ser um espaço plural, democrático e de caráter mobilizador, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Fórum Paraense de Educação (FEE) realizam, de 29 a 30 de junho, a IV Conferência Estadual de Educação (CONEE). O evento está sendo promovido de maneira não presencial e busca avaliar a implementação de políticas educacionais, com destaque para o cumprimento de metas e estratégias em âmbito local.

Na edição deste ano, a temática central é o monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE/PA) para a inclusão, equidade e qualidade da educação para todos/as/es. Os debates na conferência serão orientados por uma visão ampla, abrangente, inclusiva e sistêmica da educação, prevalecendo a garantia do processo democrático, o respeito mútuo entre os participantes, além da promoção da pluralidade de ideias, identidades e expressões.

Willams Lima é presidente do Fórum Estadual de EducaçãoDe acordo com o presidente do Fórum Estadual de Educação, Willams Lima, “a IV CONEE tem um objetivo muito interessante e necessário de se levar em consideração, que é a avaliação e o monitoramento do Plano Estadual de Educação. É um evento que se propõe reunir professores, trabalhadores da educação de todo o estado, das 12 regiões de integração, compreendendo mais especificamente os 144 municípios, para que a gente possa pensar, juntos, os rumos da educação paraense”, afirmou.

Participação 

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, fez um convite para que todos os representantes municipais participem ativamente das discussões previstas na IV CONEE, seja avaliando, trabalhando ou sendo propositivo nos eixos temáticos.

“Quero desejar a todos que possamos ter uma conferência exitosa, com debates enriquecedores, propostas que venham somar com aquilo que é compromisso do Governo do Pará, que tem se preocupado com a educação. Que vem caminhando na melhoria do processo educacional do estado, seja no seu processo pedagógico, na reestruturação da sua rede física, na valorização do profissional da educação. Com certeza, esta é uma gestão que tem na educação um dos seus eixos de mudança, desenvolvimento e muito trabalho”, destacou a titular da Seduc. 

Para o coordenador do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), Augusto Paes, “a IV CONEE é super importante, enquanto movimento que integra a política nacional de educação e, sobretudo, por dar voz ativa, participação efetiva de todo o Pará, já que a maioria dos municípios realizaram suas conferências municipais. Este ano, tivemos mais de 90% das cidades que realizaram e conseguiram desenvolver encontros para debater a educação de maneira individualizada e elegeram seus delegados que estão participando desta etapa estadual”, ressaltou. 

O dirigente ressalta, ainda, “que este é um momento democrático, de escuta, de debate, de participação efetiva, fundamental para a construção da educação e políticas públicas específicas para o estado do Pará. A participação de todos os atores e setores efetivos envolvidos nos processos democráticos, inclusive de votação e escolha, é que ajudam a edificar os caminhos que a nossa educação precisa avançar”, complementou Augusto Paes.

Programação 

O primeiro dia de evento foi realizado o processo de credenciamento, momento em que representantes educacionais dos 144 municípios paraenses se inscreveram para ter acesso à toda programação. Nesta quarta-feira (29), houve a cerimônia de abertura da IV CONEE, que foi transmitida ao vivo pela TV Cultura do Pará e canal da Seduc no YouTube, ocasião que apresentou as falas de autoridades e pessoas que militam no campo da educação, refletindo sobre questões relacionadas à conferência.

30/06

8h30 às 12h - Plenárias de Eixos (salas do Google Meet):

Os delegados(as) credenciados receberão o link de acesso e eleição de delegados(as).

15h - Plenária Final:

Aprovação de propostas que obtiveram menos de 50% nas Plenárias de Eixos; Homologação de delegados(as) à CONAE 2022 e encerramento da conferência.