Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Sedeme promove encontro sobre o desenvolvimento do agronegócio em Paragominas

Evento conta com a parceria da Prefeitura e propõe discussões sobre diversos temas ligados ao setor 

Por Igor Nascimento (SEDEME)
30/06/2022 09h17

Atrair investimentos e ajudar a consolidar a produção agrícola de forma verticalizada no Pará. Estes são alguns dos objetivos que levam a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) a promover, em parceria com a Prefeitura, o ‘I Encontro Setorial para o Desenvolvimento do Agronegócio’, em Paragominas, nordeste paraense. O município é o segundo a receber a programação, que foi realizada em Redenção na última semana. 

O evento, que seguirá até sexta-feira (1º), foi aberto oficialmente na última quarta-feira (29), no Teatro Reinaldo Castanheira, no centro do município, com a presença de autoridades locais como o prefeito, João Lucidio Paes, acompanhado de secretários municipais, além da presidente da Câmara Municipal, Tatiane Helena Soares Coelho, do diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Mauro Barbalho, entre outros nomes relevantes para o setor. 

Mauro Barbalho é diretor da Sedeme e destacou o esforço da gestão estadual para o desenvolvimento do segmentoO primeiro dia de palestras contou com discussões sobre temas como regularização fundiária, ambiental, energia, modais logísticos, manejo e produção sustentável. A programação foi conduzida por representantes da Federação de Agricultura do Pará (Faepa), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Equatorial Energia, Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), entre outras entidades. 

Mauro Barbalho, diretor da Sedeme, agradeceu a participação das instituições no evento e destacou o esforço da gestão estadual para o desenvolvimento do segmento.

“Esta iniciativa visa pautar as principais demandas do setor, sem esquecer o importante espaço reservado à agricultura familiar. Portanto, ao proporcionar o desenvolvimento da cadeia produtiva de grãos, queremos impactar positivamente no desenvolvimento das demais cadeias produtivas - suína, avicultura, piscicultura, entre outras. O Pará é o Estado com maior crescimento de produção do Brasil. Suas vantagens competitivas são inigualáveis, entretanto, para fomentar a produção e o escoamento é fundamental que os modais logísticos sejam assegurados no Arco Norte, com a conclusão da rodovia BR-163, Derrocamento do Pedral do Lourenço e a dragagem da hidrovia do Capim. É fundamental também que o Governo do Estado, através de instrumento legal, assegure o escoamento da produção paraense de grãos pelos nossos rios, pois os grãos do Estado vizinho estão tendo prioridade. Por isso, este encontro é uma proposição de parceria público privada ampla em um estado que é a maior fronteira no Brasil para o agronegócio”, afirmou.

Parceria 

João Lucídio Paes, prefeito de Paragominas reforçou a importância da parceria entre o Estado e o município.

“Esse evento está sendo estruturado pelo governo do Estado em Paragominas, e isso mostra a parceria que o governador Helder está querendo reforçar aqui no município, então, estamos sendo vetores para que a classe produtiva, os empresários, o comércio e a indústria possam dizer ao Governo suas demandas, buscando sempre o melhor junto com a Prefeitura. Com esse evento, estamos tendo a oportunidade de receber um fórum de discussão, e estamos buscando elementos que possam facilitar o desenvolvimento das nossas cadeias produtivas em todos os setores. Se fomentarmos com mais intensidade toda a cadeia do agronegócio, seja nos grãos, na pecuária, na verticalização, isso vai gerar emprego, renda, e desenvolvimento na área social, produtivo e ambiental, respeitando sempre esse tripé”, explicou. 

Para secretário de agricultura de Paragominas, Renan Ohse, o momento é “para nós discutirmos principalmente os gargalos que ainda atrasam o nosso desenvolvimento na região. Paragominas vem crescendo muito no setor do agronegócio, ano após ano, mas ainda temos algumas dificuldades. O Estado está agora reunindo algumas instituições aqui neste encontro para que a gente possa discutir e desenhar os rumos que o agronegócio paraense vai seguir daqui pra frente. É um momento que proporciona a união entre diversos órgãos competentes como Incra, Iterpa, Semas, por exemplo, e aprofundando discussões sobre modais logísticos, então é um momento ímpar, porque nem sempre temos a oportunidade de reunir todos esses órgãos em prol do mesmo objetivo que é o desenvolvimento econômico voltado para o agronegócio”, disse. 

Impulso

A presidente da Câmara, Tatiana Soares, abordou a importância da realização de um evento com essa temática para a regiãoTatiane Helena Soares Coelho, presidente da Câmara, agradeceu a oportunidade que Paragominas está tendo de recepcionar o evento. “Quero agradecer por essa oportunidade, estou muito feliz. Não tem 15 dias que eu estive com o presidente da Aprosoja sobre a realização de um evento como esse, a importância da realização de uma discussão como essa, porque sabemos que todo município que coloca o agro em primeiro lugar cresce, desenvolve, avança em todas as áreas. Então foi o que conversamos, que precisávamos trazer os produtores para essa discussão para que eles pudessem entender a importância disso. Por isso esse evento é muito relevante, para discutirmos os gargalos e também para identificar o que podemos fazer para acelerar o desenvolvimento do agro aqui em Paragominas, com um olhar amplo e de mudança”, explicou.

O evento seguirá com palestras nesta quinta (30) e sexta-feira (1º), a respeito de temas como tecnologia e inovação na cadeia produtiva de grãos, oferta e demanda de insumos minerais, qualificação profissional, agricultura familiar, cooperativismo, financiamentos, abertura e alteração de empresas, e incentivos fiscais e locacionais. A programação é gratuita.