Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Dia do Pescador: reconstrução da Estação de Alevinagem e celebração de convênios marcam as ações da Sedap

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2022 20h26

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) vem investindo em ações que visam cada vez mais valorizar o pescador, cujo dia é celebrado nesta quarta- feira, 29, data em que também é festejado o Dia de São Pedro, que na tradição católica é considerado como o padroeiro da categoria.  Para marcar a data, a Sedap celebrou convênios com as prefeituras de Vigia de Nazaré e de Brasil Novo, além de anunciar o início das obras de reforma e ampliação da Estação de Aquicultura Orion Nina Ribeiro,localizada no município de Terra Alta, no nordeste do Pará.

O titular da Sedap, João Ramos, reitera que a secretaria  cada vez mais estreita as relações com os representantes da categoria, ouvindo e dentro do possível, atendendo às suas demandas. Uma das melhorias, que é fruto de orientações do governador Helder Barbalho, como frisou o secretário, é a reforma geral da estação de Terra Alta.

O espaço é importante centro de distribuição de alevinos para os piscicultores de diferentes regiões de integração do estado, a exemplo dano Estação Santa Rosa, localizada no município de Santarém.

O titular da secretaria informou que as obras  foram iniciadas semana passada. O trabalho de reconstrução estabelece a construção de 15 viveiros edificados em terra para manutenção e recria de alevinos de peixes tropicais; a reforma dos tanques em concreto e adequação de 4 tanques para viveiros de terra;a construção do laboratório de reprodução de peixes tropicais; reforma e adequação do prédio de limnologia para construção de unidade administrativa, laboratório de limnologia e sanidade, a reforma da casa do administrador e da Pousada Tucunaré; e reforma elétrica e urbanização.

Ele explicou, ainda, que  a reforma da estação permitira a  capacidade de produzir 20 milhões de pós-larvas por ano, realizar analise de água para pequenos produtores e identificar parasitas de peixes destinados à aquicultura e aaquariofilia.A nova estrutura também possibilitará a reprodução de espécies carnívoras, conforme adiantou.

Viveiros -

O coordenador de aquicultura da Sedap, Alan Pragana, explica que os viveiros de terra serão executados com equipamentos de terraplenagem. Serão nove viveiros de 15 metros de largura e 45 metros de comprimento, área útil por viveiro de 900 metros quadrados e área total de 8.100 metros quadrados; três  viveiros de 15 metros de largura e 30 metros de comprimento, área útil por viveiro de 450 metros quadrados e área total de 1.350 metros quadrados. Alan Pragana complementa, também, que serão construídos  três viveiros de 20 metros de largura e 75 metros de comprimento, área útil por viveiro de 1.500 metros quadrados e área total de 3.500 metros quadrados. “Todos os viveiros em terra da primeira obra terão profundidade de dois  metros de altura.

O coordenador de aquicultura explica, também, que a reforma dos tanques de concreto possibilitará os trabalhos de pesquisa na estação.

Convênios -  O secretário João Ramos anunciou, também, a celebração de convênios publicados na edição desta quarta-feira no Diário Oficial do Estado(DOE). A secretaria firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Vigia – um dos mais importantes pólos pesqueiros do Pará- para a confecção de redes para pesca no município. O valor total de recursos é de R$ 157.500,00.

Outro convênio foi firmado com a Prefeitura de Brasil Novo, no valor de R$ 436.320,00 para a ampliação das áreas de criação de peixes em viveiros escavados no município.

“O Pará tem importante destaque na atividade pesqueira; nada mais justo que a gente estimular cada vez mais essa atividade. Parabéns a todos os pescadores” declarou o secretário. 

 Texto : Rose Barbosa/ Ascom Sedap